O determinismo ambiental na formação do pensamento político autoritário brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v6i0.18514Palavras-chave:
pensamento geográfico, nacionalismo, autoritarismo, BrasilResumo
Este artigo investiga o papel intelectual e ideológico que o determinismo ambiental cumpriu na formação de um pensamento político autoritário brasileiro no período que vai do final do século XIX até o término da ditadura do Estado Novo. Destaca portanto a forma como os intelectuais autoritários relacionavam os atributos físicos do território com a ideologia do destino nacional e as funções cognoscíveis que o determinismo desempenhou enquanto ferramenta para a análise dos problemas nacionais e na formulação de "soluções" para os mesmos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.