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Aprendizagem de Relações Auditivo-Visuais por Meio de Tentativas de Exclusão

Luiza Costa Langsdorff, Andréia Schmidt, Camila Domeniconi

Resumo


O responder por exclusão é um fenômeno extremamente robusto e previsível, o que indica que tentativas de exclusão podem constituir importante tecnologia de ensino de novas relações por permitirem a aprendizagem sem erros. Não obstante, a literatura não esclarece o número de tentativas de exclusão necessário para a aprendizagem de relações auditivo-visuais. O presente estudo, conduzido com oito crianças com desenvolvimento típico e idades entre 5 e 9 anos, buscou investigar, a partir de um conjunto específico de procedimentos, o número de tentativas de exclusão necessário para a aprendizagem de relações auditivo-visuais. Os resultados de aprendizagem se concentraram no número mínimo de tentativas previsto pelo procedimento (duas), o que indica que os procedimentos utilizados podem constituir importante tecnologia de ensino.


Palavras-chave


aprendizagem; relações auditivo-visuais; tentativas de exclusão

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v19i1.33978