Reconhecimento de Emoções em Expressões Faciais: Estudo Exploratório Envolvendo Adultos
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v17i3.25025Palavras-chave:
reconhecimento de emoções, expressões faciais, emoçõesResumo
O presente trabalho relata a realização de um estudo exploratório sobre o reconhecimento de emoções em expressões faciais (REEF) em uma amostra de adultos brasileiros. Participaram do estudo 118 estudantes universitários. Foram utilizados dois instrumentos para a avaliação do reconhecimento de emoções: O DANVA2, um instrumento amplamente utilizado na literatura internacional e um segundo instrumento desenvolvido pelos autores (EREEF). Os participantes completaram ainda escalas para avaliação sintomatologia para depressão e de bem-estar subjetivo e qualidade de interação com os pais. Corroborando estudos anteriores, participantes do sexo feminino apresentaram maior capacidade de reconhecimento de emoções em expressões faciais quando comparados a participantes do sexo masculino. Esses dois grupos não diferiram significativamente em nenhuma das outras medidas estudadas. Não foram identificadas correlações significativas entre as medidas de reconhecimento de emoções e as medidas de sintomatologia para depressão e de bem-estar subjetivo e qualidade de interação com os pais.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.