O desenvolvimento de dominância manual e podálica em crianças destras e canhotas entre três a oito anos de idade

Autores

  • William Lee Berdel Martin UFPA
  • Valéria Pereira Braz Homci Instituto de Estudos Superiores da Amazônia
  • Francisca Morais da Silveira Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.11155

Palavras-chave:

dominância manual, dominância podálica, desenvolvimento lateral, crianças jovens

Resumo

Essa pesquisa estudou padrões de desenvolvimento de dominância manual, podálica e assimetrias fenotípicas associadas, como dominância mista e a correspondência entre a mão e o pé dominante, em crianças. Pesquisas indicaram que os canhotos diferem dos destros: são mais mistos nas suas preferências manuais e apresentam uma taxa elevada de dominância podálica contralateral, particularmente para chutar bola. Investigou-se em qual faixa de idade a direção e o grau de dominância ficam estáveis; se a dominância podálica se desenvolve simultaneamente com dominância manual e a idade entre canhotos, em que os fenótipos mistos e consistentes emergiram. Crianças (N = 120) de três a oito anos de idade (60 destros e 60 canhotos) foram avaliadas em dez tarefas manuais e quatro podálicas. Em destros e canhotos a direção e o grau de dominância manual estavam estabelecidos aos três anos; em ambos os grupos dominância manual e podálica evoluíram simultaneamente estabelecendo-se na mesma idade, senão antes. Entre canhotos, nos mistos e consistentes, já estava presente aos três anos de idade. A frequência permaneceu uniforme através das demais faixas etárias. Conclui-se que o padrão de dominância neuromotor para tarefas primárias e para o ato de chutar foi invariante, sendo, provavelmente, lateralizado antes de três anos.

 

Palavras-chave: dominância manual; dominância podálica; desenvolvimento lateral; crianças jovens.

Biografia do Autor

William Lee Berdel Martin, UFPA

Professor Associado I do Curso de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA.

Valéria Pereira Braz Homci, Instituto de Estudos Superiores da Amazônia

Professora de estatistica do IESAM, mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela UFPA.

Francisca Morais da Silveira, Universidade Federal do Maranhão

 

Professora do departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão, doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela UFPA.

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Publicado

29-10-2009

Como Citar

Martin, W. L. B., Homci, V. P. B., & da Silveira, F. M. (2009). O desenvolvimento de dominância manual e podálica em crianças destras e canhotas entre três a oito anos de idade. Interação Em Psicologia, 13(1). https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.11155

Edição

Seção

Artigos