A posição de jovens de ensino médio sobre o risco e testagem do HIV/aids

Autores

  • Alice Maggi Universidade de Caxias do Sul
  • Aline Giasson Universidade de Caxias do Sul
  • Luíza Verza Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.10337

Palavras-chave:

jovens, comportamento de risco, testagem, HIV, aids

Resumo

O objetivo do estudo foi caracterizar a posição dos jovens, no que se refere ao HIV/aids, incluindo a sua autoavaliação, a exposição ao risco de contrair o vírus e a testagem. Participaram 1016 estudantes, sendo utilizado questionário com 42 questões. A autoavaliação do conhecimento sobre HIV/aids demonstrou ser satisfatória, em 68,5 % dos participantes. Há associação significativa (p < 0,05), entre o jovem buscar a testagem e considerá-la necessária e entre buscar a testagem e conhecer algo sobre o assunto. Os resultados sugerem que as futuras campanhas preventivas focalizem as especificidades dos jovens, orientando e potencializando os espaços de promoção de saúde, na família, na escola e na comunidade.

 

Palavras-chave: jovens; comportamento de risco; testagem; HIV; aids.

 

Biografia do Autor

Alice Maggi, Universidade de Caxias do Sul

Psicóloga, Professora Doutora.

Aline Giasson, Universidade de Caxias do Sul

Acadêmica de Psicologia, Bolsista de Iniciação Científica

Luíza Verza, Universidade de Caxias do Sul

Acadêmica de Psicologia, Bolsista de Iniciação Científica

Downloads

Publicado

01-10-2011

Como Citar

Maggi, A., Giasson, A., & Verza, L. (2011). A posição de jovens de ensino médio sobre o risco e testagem do HIV/aids. Interação Em Psicologia, 15(1). https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.10337

Edição

Seção

Artigos