Open Journal Systems

TOXICIDADE AGUDA E GENOTOXICIDADE DO AGROTÓXICO COMERCIAL FOLISUPER 600BR A GIRINOS DE Physalaemus cuvieri (ANURA: LEIUPERIDAE)

HAMANDA SOARES V. P. DA SILVA, CLARENICE LOIOLA, SILMA REGINA FERREIRA PEREIRA, RICARDO LUVIZOTTO SANTOS, GILDA VASCONCELLOS DE ANDRADE, GILVANDA SILVA NUNES

Resumo


Este trabalho objetivou avaliar a toxicidade e a genotoxicidade do inseticida organofosforado paration metílico à espécie de anfibios Physalaemus cuvieri. O primeiro passo consistiu na análise da toxicidade direta do agrotóxico pela condução de experimentos que possibilitassem conhecer a sua Concentração Letal (CL50). Em seguida, foi avaliado o potencial genotóxico de uma formulação comercial do inseticida, mediante a realização do Ensaio Cometa em girinos pré-metamorfos da mesma espécie. O produto comercial, Folisuper 600BR, apresentou CL50-96 h de 0,36 mgL-1 a girinos de P. cuvieri. Observou-se que o composto também pode induzir danos ao DNA em concentrações entre 0,1 a 1000 µgL-1, o que comprova a sua significativa genotoxicidade à espécie estudada, acarretando sérios desequilíbrios nos ambientes aquáticos devido principalmente aos impactos adicionais sobre a cadeia trófica.


Palavras-chave


PARATION METÍLICO; TOXICIDADE AGUDA; GENOTOXICIDADE; ANFÍBIOS; Physalaemus cuvieri.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/pes.v23i0.34994