Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Objetivo e política editorial

Eleições, partidos políticos, campanhas eleitorais, elites políticas, em resumo, comportamento político, constitui um espaço singular na discussão sobre os processos políticos nos regimes democráticos contemporâneos. A Paraná Eleitoral: revista brasileira de direito eleitoral e ciência política é uma publicação destinada a debater prioritariamente esses temas através da Ciência Política e do Direito Político. Para tanto, Paraná Eleitoral recebe, via e-mail, textos em Português ou Espanhol que tenham como objeto a estrutura e organização de partidos políticos, ideologias políticas e partidárias, campanhas eleitorais, competição política, votações e regras eleitorais, recrutamento e formação de elites políticas e parlamentares, organização do sistema político nacional e regional. O periódico aceita tanto contribuições sobre processos de longa duração quanto estudos de casos. São bem-vindos artigos que utilizem ferramentas de análise diversificadas (séries históricas, modelos estatísticos, interpretações sociológicas) ou a interação entre elas. 

 

Políticas de Seção

Artigos Ciência Política

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Direito

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Normas editoriais

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A seleção dos artigos

Ao enviar manuscrito para a revista Paraná Eleitoral o(s) autor(es) transfere(m) para o periódico o direito de publicá-lo em qualquer tempo. Excedendo o número de artigos programados para publicação no ano (aproximadamente 18 artigos), será utilizado também como critério para seleção: (i) a ordem cronológica de recebimento do manuscrito por Paraná Eleitoral; (ii) a atualidade do assunto discutido ou da base de dados utilizada no estudo; e (iii) a relevância política ou social da matéria. Em caso de “chamadas de artigos” para edição temática, o texto fora do tema não será submetido aos pareceristas de imediato.

Os autores serão informados sobre o aceite ou recusa da publicação através de dois pareceres anônimos, não sendo admitidos recursos da recusa do artigo.

A seleção para publicação dos artigos é de competência dos Editores da revista Paraná Eleitoral, que os encaminhará aos pareceristas para avaliação, resguardando o sigilo do nome do(s) autor(es).

A revista Paraná Eleitoral não devolverá os originais das colaborações enviadas.

Após o envio do artigo e a confirmação de seu recebimento pelos editores da revista Paraná Eleitoral, o prazo para a avaliação do manuscrito é de até seis meses.

O(s) autor(es) de trabalho publicado na revista Paraná Eleitoral receberá(ão) três exemplares do respectivo número em seu endereço de contato informado.

 

Periodicidade

Publicação quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Apresentação

Paraná Eleitoral: revista brasileira de direito eleitoral e ciência política é editada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira e com o Núcleo de Investigações Constitucionais da Universidade Federal do Paraná. A periodicidade da publicação é quadrimestral em suas versões online e impressa. Ela aparece nos meses de abril, agosto e dezembro.