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Ênfases jornalísticas na cobertura da COP 21 (Paris, 2015) nas versões norte-americana, brasileira e francesa do site The Huffington Post

Myrian Del Vecchio de Lima, Mônica Cristina Fort, Otávio Cezarini Ávila, Augusta Gern, Manoella Fortes Fiebig

Resumo


O jornalismo é responsável por disseminar informações relevantes à sociedade e, com isso, pode, em determinados contextos, permitir reflexão e tomadas de decisão. No entanto, seu ethos discursivo acaba acentuando algumas ênfases. No jornalismo online, essa amplificação se acentua, pois é preciso despertar o interesse do internauta envolvido em um universo altamente fluido de conteúdo. De outra parte, a complexa questão das mudanças climáticas globais se tornou um tema midiático extremamente visibilizado; pesquisas na área apontam que a mídia evidencia ênfases alarmistas relacionadas a riscos e ameaças ambientais, pressupondo-se que isso pode levar à sensação de medo. Ao examinar a cobertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança no Clima (COP21, Paris, 2015), perguntamos: quais ênfases se evidenciaram nas notícias sobre esse evento global? Como recorte, examinamos os títulos e lides das matérias publicadas na cobertura das edições brasileira, norte-americana e francesa do site The Huffington Post, analisando-os em suas “ênfases” e “enquadramentos”. Ao final, questiona-se se, por meio dessa cobertura, o leitor pode ser levado à sensação de medo ou a uma sensibilização que estimule o enfrentamento dos riscos climáticos.


Palavras-chave


mudanças climáticas; jornalismo digital; cobertura jornalística; Ethos discursivo; COP21

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v40i0.49044