Inovação Curricular e Tecnologia de Ensino e Aprendizagem para Inclusão Social: a experiência do Programa de Honra em Estudos Ambientais e Desenvolvimento Humano e Sustentável da Universidade Austral do Chile
Resumo
Os Programas de Honra (PH) não são comuns no Chile. Uma experiência proveitosa nas universidades norte-americanas, pensada em termos da realidade educacional regional universitária e sob o prisma da transdisciplinaridade, prova ser útil como uma estratégia que une a qualidade, a inovação e a equidade na docência. Descreve-se a disciplina Filosofias do Desenvolvimento no âmbito da experiência do PH em Estudos Ambientais e Desenvolvimento da UACH, que acabou se transformando em um projeto de intervenção social numa comunidade indígena, interconectando ensino/aprendizagem e pesquisa. Além de destacar a contribuição do PH à formação de graduação e no atendimento às demandas socioambientais de comunidades com desvantagens históricas a partir da disciplina, o artigo assinala as condições que propiciam o melhoramento do ensino superior num contexto como o chileno e o brasileiro de profunda desigualdade.
Palavras-chave
Tecnología de Enseñanza; Inclusión Social; Educación Superior Chilena; Innovación en la Educación Universitaria; Programas de Formación Transdisciplinar; Honors Program; Higher Education in Chile; Educational Innovation; Transdisciplinarity
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v19i0.13640