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Educação para compatibilizar desenvolvimento e sustentabilidade

Ubiratan D’Ambrosio

Resumo


Promover uma Educação adequada para que a sociedade possa buscar e consolidar o desenvolvimento
voltado para a sustentabilidade, no mais amplo sentido, é, sem dúvida, uma questão essencialmente
política. Mas é, sobretudo, uma questão que leva às perguntas: com que freqüência, com qual atitude,
com quais pesquisas e ações, a academia pode sugerir caminhos neste sentido? Este artigo demonstra
que a resposta depende de um reconhecimento da relação entre os sistemas de conhecimento e os valores
humanos. De forma geral, pode-se afirmar que este tipo de educação voltada para pensar, conjuntamente,
valores éticos e saberes transdisciplinares é, no fundo, o que poderia ser nominado de Educação para
a Paz, ou seja, uma conduta que pode conduzir o ser humano a atingir o estado de real consciência, só
possível quando conhecimento e comportamento humano estejam solidários.

Palavras-chave


educação; desenvolvimento e sustentabilidade; valores éticos; transdisciplinaridade e complexidade; education; development and sustainability; ethical values; transdisciplinarity and complexity

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v15i0.11895