Jornal de Políticas Educacionais

Seja bem vindo(a) ao Jornal de Políticas Educacionais, periódico Qualis CAPES A2, em circulação desde 2007 e mantido por pesquisadores(as) do Núcleo de Políticas Educacionais – NuPE, do Setor de Educação da UFPR. Tem como finalidade publicar artigos inéditos na área de Políticas Educacionais, abrangendo temáticas que envolvam a análise de políticas em todos os níveis e modalidades de ensino, bem como a avaliação de políticas educacionais, planejamento e gestão educacional, financiamento da educação, educação comparada, entre outras temáticas desse campo de conhecimento.

 NOVO!!!

Dossiê ABERTO " Educação e Formas de Participação no Contexto dos BRICS"  - SUBMISSÃO DE ARTIGOS DE 05/03/2024 até 30/06/2024

Special Issue: Education and Participation ways in the Bric’s Context - ARTICLE SUBMISSION FROM 03/05/2024 UNTIL 06/30/2024

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Dossier “Educación y Formas de Participación en el Contexto de los BRICS” - ENVÍO DE ARTÍCULOS DEL 05/03/2024 AL 30/06/2024

Información en español, clic aquí 

Proponentes: Andréa Barbosa Gouveia (UFPR/Brasil); Geovana Lunardi Mendes (UDESC/Brasil); Liesel Ebersöhn (Universidade de Pretória/África do Sul); Sergey Kosaretsky (Universidade HSE/Rússia).

A circulação de políticas educacionais no cenário internacional tem sido construída sobre eixos hegemônicos que oferecem interpretações específicas dos desafios educacionais e, consequentemente, propõem soluções particulares. Uma característica da coordenação dentro do BRICS é trazer à tona diferentes questões e soluções alternativas na agenda econômica para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste contexto, é válido considerar que países populosos como Brasil, África do Sul e Rússia também têm o potencial de promover pontos focais alternativos para o debate na agenda educacional.

Este dossiê propõe aceitar artigos que estimulem a discussão sobre novas maneiras de abordar políticas educacionais no cenário internacional, levando em consideração o contexto de coordenação dentro do Sul Global (especialmente nos países do BRICS) e explorando a possibilidade de construir estruturas e métricas alternativas para a análise de políticas educacionais. A diversidade étnica e sociocultural dentro dos países, o passado colonial e as persistentes desigualdades estruturais posicionam o debate sobre a participação no campo educacional como um tema central para discussões sobre educação nos principais países do Sul Global.

Partindo da experiência brasileira com as Conferências Nacionais de Educação, abre-se uma discussão sobre a extensão dos processos participativos no contexto dos BRICS. Quais formas de mobilizar a agência de comunidades locais, organizações não governamentais, estudantes, pais, etc., em políticas educacionais parecem promissoras? Como os objetivos de enriquecer a experiência de participação e moldar a agência transformadora da geração mais jovem são implementados na agenda educacional?

Cronograma:

Prazo de submissão de artigos: 30 de junho de 2024

Revisão de artigos; feedback e decisões enviadas: 30 de agosto de 2024

Prazo final para manuscrito revisado: 01 de outubro de 2024

Publicação do Número Especial: Dezembro de 2024 

OBS: Para submissão, ver as diretrizes para autores(a): https://revistas.ufpr.br/jpe/about/submissions#authorGuidelines