Open Journal Systems

n. 19 - ENTRE POLÍTICAS DE CURRÍCULO E ESCOLAS: QUE CAMINHOS CONDUZEM AS DISCUSSÕES DO GT DE CURRÍCULO DA ANPED?

Paulo Melgaço da Silva Junior, Leandro da Conceição Borges

Resumo


O presente artigo tem como objetivo investigar como estão sendo discutidas e problematizadas as políticas curriculares nos últimos anos. Para tal, serão analisados os textos apresentados no GT de Currículo na ANPEd no período de 2010 a 2015, buscando identificar os principais recortes temáticos, os referenciais teórico-metodológicos e como estes dialogam com as propostas preconizadas por Ball e Laclau. Foi possível verificar como o método ciclo de políticas e a teoria do discurso são provisoriamente hegemônicos entre os referenciais teórico-metodológicos discutidos, contudo diversos textos não levaram em consideração os sujeitos encarnados que vivenciam o cotidiano escolar.


Palavras-chave


Política de currículo, ANPEd, Ciclo de políticas, Teoria do discurso

Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU, P. Les usages sociaux de la science: pour une sociologie clinique du champ scientifique. Paris: INRA, 1997.

DIAS, R. E. Demandas das políticas curriculares para a formação de professores no espaço ibero-americano. e-Curriculum, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 461-478, 2013.

GABRIEL, C. T. Conhecimento escolar, cultura e poder: desafio para pensar o campo do currículo em “tempos pós”. In: MOREIRA, A.F.; CANDAU, V.M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 212-243.

GABRIEL, C. T. Teorias do currículo e pós-fundacionismo: essencialismos em questão. In: MORGADO, J. C.; SANTOS, L. L. C. P.; PARAÍSO, M. A. (Orgs.). Estudos curriculares: um debate contemporâneo. Curitiba: CRV, 2013. p. 47-64.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, 2009.

MOREIRA, A. F. B. O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPED. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 117, p. 81-101, 2002. Disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2017.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

WILLIAMS, R. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v11i0.54624