Open Journal Systems

n. 15 - OS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS: O QUE DIZEM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE A POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE TABLETS

Marly Krüger de Pesce, Jussara Cascaes Longarzo, Rosana Mara Koerner

Resumo


Com o objetivo de verificar como professores de Língua Portuguesa compreendem a inserção dos recursos digitais no espaço escolar, como parte de um programa implantado pela Secretaria Municipal de Educação nos últimos anos, são trazidos dados de uma pesquisa  sobre  o uso das tecnologias em aulas de Língua Portuguesa. De abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu 80 professores de Língua Portuguesa das séries finais do Ensino Fundamental de uma das maiores redes públicas de ensino do sul do país. Questionário, contendo questões abertas e fechadas, e entrevistas semiestruturadas foram os procedimentos de pesquisa adotados. Os resultados indicam que a principal contribuição das tecnologias enquanto ferramenta pedagógica está relacionada à aproximação que esses recursos estabelecem entre as diferentes gerações, contribuindo com professores e estudantes na busca pelo conhecimento. Por outro lado, os professores indicam que se ressentem de uma formação aligeirada sobre o uso das tecnologias, além de mencionarem problemas relacionados à infraestrutura das escolas. Nesse sentido, a forma como se deu a implantação do programa de distribuição dos tablets nas escolas apresenta lacunas que interferiram no resultado esperado.


Palavras-chave


: Professores de Língua Portuguesa; Tecnologias digitais; Sala de aula

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence (2006). Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70 (Obra original publicada em 1977).

BRITO, Jussara; GOMES, Luciana. Desafios e possibilidades ao trabalho docente e à sua relação com a saúde. Estudos e Pesquisas em Psicologia, UERJ, RJ, ano 6, n. 1, 1º semestre de 2006. Disponível em: . Acesso em 26 de outubro de 2016.

GATTI, Bernadete A.; ANDRÉ, Marli. E. D. A. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLES, Wivian; PFAFF, Nicolle (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: Teoria e Prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 29-38.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LÉVY, Pierre. A máquina universo. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MORAN, José. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

NÓVOA, António. Novas disposições dos professores: A escola como lugar da formação; Adaptação de uma conferência proferida no II Congresso de Educação do Marista de Salvador (Bahia, Brasil), em Julho de 2003. Disponível em: . Acesso em: 14 de dezembro de 2015.

OLIVEIRA, Elsa G. Educação à distância na transição paradigmática. Campinas, SP: Papirus, 2003.

RAMAL, Andrea C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

XAVIER, Antonio Carlos. Letramento digital e ensino. In: FERRAZ, C.; MENDONÇA, M. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v11i0.52866