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Descentralização do Fundeb e federalismo da política educacional: uma análise à luz do conceito de accountability

Ana Carla Bliacheriene, Elisa Vanzella Lucena, Marcus Vinícius de Azevedo Braga, Temistocles Murilo Oliveira Júnior

Resumo


Revisa a literatura sobre accountability e constrói, a partir desta, um modelo para análise dos atores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação –Fundeb, no contexto do federalismo brasileiro e da execução descentralizada das políticas públicas educacionais. Conclui pela fragilidade da estrutura de accountability, com a relação desigual entre o controle mútuo dos atores, pela possibilidade de lacunas e conflitos e aponta a necessidade de fortalecimento da dimensão vertical, de coordenação da dimensão horizontal e de sinergia entre essas dimensões.

Palavras-chave


Accountability; Políticas Educacionais; Fundeb

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v10i20.49966