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A organização da escolaridade em ciclos no contexto do Ensino Fundamental de Nove Anos: reflexões e perspectivas

Jefferson Mainardes, Silvana Stremel

Resumo


Este artigo discute aspectos relacionados à organização da escolaridade em ciclos no contexto da implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos. Apresenta uma contextualização da proposição dos ciclos nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, as possibilidades e desafios de sua implantação e ainda o papel das secretarias de educação, escolas e profissionais da Educação. Argumenta-se que a discussão sobre ciclos no contexto atual precisa ir além das discussões sobre a eliminação da reprovação e da aprendizagem enquanto um processo contínuo, pois a implantação dos ciclos nos anos iniciais pressupõe uma revisão ampla e profunda da concepção de currículo, avaliação, metodologia, organização do sistema de ensino, gestão da escola, relação escola-comunidade, formação continuada de professores, entre outros aspectos.


Palavras-chave


Ensino Fundamental; ciclos; política educacional

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v6i11.22150