A visão androcêntrica do mundo: elemento facilitador para o acesso dos homens às funções da gestão escolar
Resumo
O artigo analisa a vantagem que os homens possuem quando competem com mulheres no acesso às funções da gestão escolar (direção e vice-direção) da rede Municipal de Ensino de Curitiba. a visão androcêntrica do mundo leva os/as docentes a preferirem homens nas funções superiores da gestão escolar, mesmo quando estes são mais jovens, menos experientes e menos qualificados academicamente do que as mulheres. A disputa pelos cargos se dá em complexas relações de poder e gênero. a metodologia analisa dados empíricos advindos de informações sobre as eleições de 2008 para diretores/as e vice-diretores/as, bem como dos microdados da Prova Brasil 2007 referentes aos/às diretores/as. Com suporte teórico em Bourdieu, Weber, Foucault e Scott, o trabalho conclui que a visão masculina de mundo é elemento facilitador para a entrada de homens na gestão escolar, configurando uma situação de vantagem para os mesmos. Já para as mulheres, representa desvantagem profissional, mesmo na Educação, onde o número de mulheres é muito superior ao de homens.
Palavras-chave
Gestão escolar; Eleição para diretores/as; Visão androcêntrica de mundo; Relações de gênero e poder
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v4i7.21863