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Diretrizes para Autores

Instructions to Authors

Directrices para los autores 

Diretrizes para Autores(as)

O Jornal de Políticas Educacionais aceita trabalhos que tratem de temas relacionados à política educacional, planejamento e gestão educacional e escolar, financiamento da educação e da escola, avaliação educacional, estudos comparados em política educacional, epistemologia da política educacional, entre outros temas atinentes ao campo da política e da gestão educacional.

Os artigos devem ser inéditos e encaminhados após revisão de língua portuguesa e estrangeira (abstract e resumen). Não serão aceitas traduções realizadas por tradutor on-line. São aceitos artigos em português, inglês ou espanhol. A revisão linguística é de inteira responsabilidade do/a (s) autor/a (es/as).

O texto do artigo deverá atender aos princípios éticos apontados no Documento Ética e Pesquisa em Educação. (http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios).

O Jornal de Políticas Educacionais reserva-se o direito de não publicar trabalho(s) de mesmo(s) autor(es) em um ano entre a publicação de texto(s) escrito(s) pelo(s) mesmo(s) autor(es) e o início de um novo processo de submissão, salvo em números especiais.

Normas de formatação de artigos, resenhas, traduções

A submissão deverá ser realizada pelo seguinte endereço (https://revistas.ufpr.br/jpe), utilizando o TEMPLATE.

  1. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (.doc, Modo de Compatibilidade).
  2. Cada artigo deverá ter entre 30.000 e 45.000 caracteres (com espaços), incluindo resumo, abstract, resumen, referências, ilustrações, gráficos, mapas e tabelas.
  3. Título em negrito, em português, inglês e espanhol, letra Cambria, tamanho 14, com a primeira letra da frase em maiúsculo.
  4. O resumo deverá conter no máximo 230 (duzentas e trinta) palavras e de três a cinco palavras-chave, em letra Cambria, tamanho 10, espaço simples e deverá ser apresentado em português, inglês e espanhol. Não serão aceitas traduções realizadas por tradutor on-line. o resumo deve explicitar claramente o objetivo, a metodologia e as conclusões do artigo.
  5. O texto deverá ser apresentado em letra Cambria, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5 cm, paginação no canto inferior direito.
  6. As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários e todos os destaques no texto deverão ser feitos em itálico (negrito só será utilizado no título, subtítulos e referências).
  7. Os autores mencionados no artigo deverão ser citados entre parênteses no corpo do texto, com o ano da publicação da obra e, quando for o caso, com a(s) página(s) citada(s). Ex.: (CALKINS, 1950, p.161). As referências deverão seguir as normas da ABNT.
  8. É obrigatória a remoção de qualquer identificação de autoria e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, para assegurar a avaliação cega por pares. Artigos com qualquer identificação não serão aceitos para o processo de avaliação.

Em arquivo separado (MODELO), submetido como documento suplementar, deverão ser encaminhados: título do trabalho em português, inglês e espanhol. Em caso de financiamento da pesquisa, a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé vinculada ao título em português. O arquivo deve conter também: Nome(s) completo(s) do(s) autor(es). Além de informação de Titulação/área. Vinculação institucional. Cidade, UF. País. Orcid: E-mail. Em caso de publicação com vários autores, os nomes deverão ser indicados conforme ordem de precedência. 

As resenhas poderão ter, no máximo, 5 (cinco) páginas e o título será a referência bibliográfica completa da obra resenhada. Ex.: BOURDIEU, Pierre. El ofício de científico: ciência de La ciencia y reflexividade. Barcelona: Anagrama, 2003. Palavras-chave e resumo não são necessários. A resenha precisa ser realizada por terceiros, nunca pelo(a) próprio(a) pesquisador(a) autor(a) ou coautor(a) da obra resenhada.

As traduções deverão vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto. Deve acompanhar, como documento complementar, uma carta ao editor do Jornal de Políticas Educacionais autorizando sua publicação.

Normas para submissão de Dossiês Temáticos

A submissão de Dossiês Temáticos deve observar as seguintes orientações:

  1. A temática da proposta deve estar em consonância com o escopo da revista.
  2. Os proponentes devem enviar proposta aos editores pelo email (jpe@ufpr.br) contendo justificativa e indicação de pelo menos seis artigos a serem publicados (título, resumo e autores).
  3. Os dossiês devem ter entre 6 e 8 artigos, sendo necessariamente dois de autores vinculados a instituições estrangeiras. Os artigos de autores estrangeiros podem ser em coautoria com brasileiros.
  4. Os artigos que compõem o dossiê devem seguir os critérios de submissão e ser enviados conforme template.
  5. A critério dos organizadores pode-se realizar chamada ampla para publicação na respectiva seção temática

Processo de avaliação dos artigos

Os textos recebidos serão encaminhados a 2 (dois) pareceristas ad hoc. Caso ocorram pareceres divergentes, será enviado para um terceiro avaliador. Somente serão apreciados os textos que obedecerem as normas.

 A avaliação dos trabalhos submetidos no JPE segue os principais critérios adotados:

  1. Adequação da temática ao escopo da revista, atualidade/originalidade e contribuição para a área.
  2. Apresentação do Resumo contendo objetivo, procedimento metodológico e resultado(s).
  3. Clareza na introdução do artigo, apresentação do objeto, dos objetivos e da estrutura do artigo.
  4. Coerência e coesão na estrutura do texto, considerando-se o procedimento teórico-metodológico e o objetivo anunciado.
  5. Consistência teórica e rigor conceitual e argumentativo.
  6. Conclusões finais do que é apresentado nos objetivos e no procedimento teórico-metodológico.
  7. Qualidade da redação e adequação do texto aos padrões da Língua Portuguesa.
  8. Indicação das referências conforme as Normas da Revista e da ABNT. 

A aceitação do material para a publicação implica a transferência de direitos autorais para o periódico. Assegura-se ao Jornal de Políticas Educacionais o direito à divulgação da informação e os direitos editoriais, na forma da Lei.  

Contato

Jornal de Políticas Educacionais Universidade Federal do Paraná Núcleo de Política Educacionais– NuPE/UFPR

Avenida Sete de Setembro, 2645. 2º andar, Sala 213. CEP: 80.230-010 – Curitiba – PR – Brasil.

E-mail: jpe@ufpr.br

 

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.

b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).

c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.

d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

 English version:

Authors who publish at JPE agree to the following terms:

a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.

b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).

c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.

d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.

e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.

Versión en Español

Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:

a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.

b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).

c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.

d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.

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Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

 

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