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QUESTIONÁRIO PARA ESCOLHA DE TIPOS FÍSICOS E INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE PUBLICIDADE SOBRE OS MESMOS

Fabrício Barbosa Alves, Anabelle Marques Barbosa, Sérgio Gregório da Silva, Wanderley Marchi Júnior

Resumo


RESUMOO objetivo desse estudo foi elaborar o questionário para escolha de tipos físicos e influência dos meios de publicidade sobre os mesmos. A amostra foi composta por 107 meninos e 142 meninas, na idade entre 11-17 anos e matriculados em uma escola na cidade de Araucária-PR. Para a fidedignidade do teste e reteste foram utilizadas as orientações sugeridas por Morrow Jr. et al.
(2000). A maioria dos meninos escolheu como modelo próprio de corpo o corpo definido e as meninas escolheram o corpo magro nas fases de respostas do questionário, p<0,05 entre sexos. A maior parte dos meninos e meninas, respectivamente, escolheram para suas namoradas o
modelo de corpo magro e para seus namorados o modelo de corpo definido (p>0,05 entre o corpo magro e definido para ambos os sexos). As mídias mais proeminentes foram a televisão, revistas e placas de propagandas nas ruas para ambos os sexos (p<0,05 entre respostas para cada sexo e entre sexos). Foi significante a correlação Spearmans rho, p<0,01, entre as fases de resposta do questionário. O questionário proposto é reprodutível e sensível para detectar o poder que a mídia exerce sobre a escolha pessoal do tipo físico em crianças e adolescentes. Palavras-chave: Influência Publicidade; Tipos Físicos; Crianças; Adolescentes.


ABSTRACT

ABSTRACT
The objective of this study was to create a reliable instrument that allows measuring the relationship among own body shape choices and the influence of media on this choice. The sample was composed by 107 boys and 142 girls aged between 11-17 years old and enrolled in a school of Araucária-PR. Morrow Jr. et al. (2000) orientations was used to test and retest the questionnaires reliability. The majority of males chose as their own body shape the muscular body and the females chose the thin body shape in the phases of the questionnaire answers, p<0.05 between sexes. The most males and females, respectively, chose for their girlfriends the thin body and for their boyfriends the muscular body in the questionnaire answers (p>0.05
between thin and muscular body for both sexes). The prominent means of media were television, magazines and outdoors for both sexes (p<0.05 between answers to each sex and between sexes). The rho correlation Spearman was significant, p<0.01, between two answer phases of the questionnaire. The proposed questionnaire to the body shape choice and the influence of media on this choice was reliable and sensible to detect the media power over the body shape choice in children and teenagers.


Palavras-chave


Influência Publicidade; Tipos Físicos; Crianças; Adolescentes.



DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jou.v1i1.2808