Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista História: Questões & Debates?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO/How to submit (English below)

 

A revista História: Questões & Debates é uma publicação semestral  da  do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal do Paraná, com apoio da Associação Paranaense de História (APAH). Trata-se de uma publicação voltada para a História como conhecimento, pesquisa e instrumento de educação. A revista preocupa-se também com as relações da História com as demais ciências e com o valor que a sociedade lhe atribui. É organizada a partir de dossiês temáticos e sessões de tema livre no campo da História, Historiografia e afins, e aceita trabalhos de doutores sob a forma de artigos, entrevistas, resenhas de livros e transcrições comentadas de fontes. Mestres podem publicar artigos em conjunto com doutores e resenhas sem a necessidade de coautoria. Todos os trabalhos submetidos devem ser inéditos e não devem estar em processo de avaliação em outros periódicos.

Todos os trabalhos submetidos devem ser inéditos e não podem estar sendo avaliados por outras revistas. Os trabalhos nessas condições são encaminhados a dois avaliadores ad hoc; havendo conflito entre os pareceres, o trabalho é encaminhado a um terceiro avaliador. Os editores, com a aprovação do Conselho Editorial da Revista, reservam-se o direito de convidar autores ou de traduzir artigos considerados relevantes.

1. Para submeter um trabalho ao Conselho Editorial da Revista, deverá fazê-lo por intermédio do Sistema Eletrônico de Revistas da UFPR (SER). Caso ainda não esteja cadastrado, precisará criar login e senha de usuário. Acesse a página da Revista (http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia/index) e clique em “acesso”, na barra de menu superior. Uma nova página será aberta, na qual está localizado um link para cadastrar-se. Preencha os campos conforme solicitado e clique em “cadastrar”. Em seguida, receberá no email informado uma mensagem com uma senha de acesso (que poderá ser alterada). Para o envio do artigo, ingresse como autor e obterá todas as informações necessárias.

2. Os trabalhos devem ser inéditos e não devem ser identificados: nome do autor, titulação, filiação institucional, ORCID e endereço são inseridos diretamente no sistema.

3. Formato e extensão: os textos devem ser apresentados em “doc”, ou formato compatível; os artigos devem ter entre 20 e 25 páginas (formato A4, com margens igual a 2 cm) e as resenhas, entre 3 e 5 páginas, sobre obras publicadas no Brasil ou exterior nos últimos 05 anos.

4. Fonte e espaçamento: utilizar a fonte Times New Roman, tamanho 12, com entrelinhas 1,5. As citações no texto devem estar entre aspas, e as maiores que 3 (três) linhas devem ser destacadas em bloco, sem aspas, com recuo à esquerda de 2 cm, fonte Times New Roman, tamanho 10, com entrelinhas 1.

5. Resumo e palavras-chave: Na página inicial, os artigos também devem apresentar um resumo com, no máximo, 250 palavras, acompanhado de sua versão em inglês (Abstract) e de três palavras-chave, com tradução para o inglês (Keywords). Abaixo do título original, apresentar sua versão em inglês.

6. Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deve ser mencionada em nota de rodapé inicial, identificada por asterisco (*).

7. As traduções devem vir acompanhadas da devida autorização do autor, cópia do original e referência bibliográfica completa (anexe os documentos por intermédio do sistema).

8. Referências bibliográficas podem vir ao final e, ao longo do texto, devem ser indicadas pelo sistema (AUTOR DATA):

a. Para livros e monografias no todo: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome do autor. Título em itálico : subtítulo (se houver). Local de publicação: Editora, data, número de página(s) citada(s), se for o caso.

b. Capítulos em coletâneas: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Prenome do organizador (org.). Título da coletânea em itálico. Local de publicação: Editora, data, números das páginas inicial e final do capítulo, número de página(s) citada(s), se for o caso.

c. Para artigos em periódicos: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome do autor. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Local de publicação: Editora, volume, número do fascículo, páginas inicial e final, data, número de página(s) citada(s), se for o caso.

9. Gráficos, tabelas e/ou ilustrações devem ser encaminhados em arquivos à parte, devidamente identificados, com títulos e legendas (anexe os arquivos por intermédio do sistema). No texto, devem ser indicados os locais das respectivas inserções.

10. Os originais não publicados não serão devolvidos. Os trabalhos deverão, obrigatoriamente, observar todos os itens acima, caso contrário não terão a submissão aceita pelos Editores.

Para entender melhor esse sistema de publicação e o processo editorial, pode acessar esta PÁGINA.

 

----

 

How to submit: Please access http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia/index and click ‘acesso’ at the menu. If it is your first submission, please create login and password. Fill all the form and click ‘cadastrar’, and email will be sent with login and instructions to access.

 

The paper must only be submitted to this jounal and must be unplished. The Journal accept papers in Portuguese, Spanish, English, French or Italian, in the following ways:

 

-       Articles. Consolidated results and new research - 5000-10000 words.

-       Interview. Presentation and discussion of available instruments of research, be they documentary, material, methodological, bibliographical or informational - 3000-6000 words.

-       Reviews. Critical analysis of recent works, published within the last five years - 600-1200 words.

Font and space: Times New Roman, size 12, line spacing 1,5.

Abstract and Keywords: First page, abstrac 250 words and 3 keywords

Financial support should have been as a footnote in the begging, marked (*).

Translations must have the author’s authorization and submitted with the original article.

References at the end (Author Date)

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  3. O texto está em espaço 1,5 e digitado em Times New Roman 12  as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  4. O texto contém resumo na língua original e abstract em um dos idiomas aceitos pela revista, bem como as respectivas palavras-chave.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores.
 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. 

 

 

Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Licença Creative Commons
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.