Open Journal Systems

ESTUDO MORFODINÂMICO DURANTE UMA MARÉ EQUINOCIAL DE SIZÍGIA EM UMA PRAIA DE MACROMARÉ DO LITORAL AMAZÔNICO (PRAIA DE AJURUTEUA-PA, BRASIL)

Vitalina Magalhães Barbosa, Anderson Manoel da Silva Gregório, Débora Vieira Busman, Rauquírio André Albuquerque Marinho da Costa, Pedro Walfir Martins Sousa e Filho, Luci Cajueiro Carneiro Pereira

Resumo


A zona costeira bragantina está susceptível a fortes processos hidrodinâmicos que continuamente remodelama morfologia praial local. Estas flutuações de energia são mais intensas durante as marés equinociais desizígia, registradas durante os meses de março/abril e setembro/outubro, na região. Para conhecer as variaçõesmorfodinâmicas durante um destes períodos, medidas de intensidade e direção de correntes, altura da ondana rebentação (Hb), período da onda (T), ângulo de rebentação (αb), declividade do perfil (m), surf scaling parameter(ε), coeficiente de rebentação (β) e variação da escarpa, foram realizadas, diariamente, entre os dias17 e 22 de março de 2003. As correntes foram medidas na zona de surf, através de um correntômetro SensordataSD30. As alturas, períodos e ângulo de rebentação foram medidos com o auxílio de régua, cronômetro ebússola, respectivamente. Os levantamentos topográficos foram realizados em dois perfis perpendiculares àlinha de costa, com auxílio de um nível, tripé e mira falante. As análises realizadas demonstraram que a área em estudo é, em sua maioria, morfodinâmicamente dissipativa, com ondas tipo deslizante principalmente, nosetor SE. Os processos erosivos na praia em estudo são conseqüência de causas naturais, intensificadas porações antrópicas (e.g. ocupação desordenada de edificações sobre campos de dunas e área de manguezal),sendo a energia hidrodinâmica gerada pela macromaré equinocial, um fator preponderante na modificação daconfiguração morfológica da praia de Ajuruteua, durante o período em estudo. Estas alterações refletiram emtransformações morfodinâmicas a curto período que corresponderam a alterações no volume sedimentar dosdiferentes subambientes praiais.

Palavras-chave


Morfodinâmica; maré equinocial; macromaré; litoral amazônico; Morphodynamic; equinoctial tide; macrotidal; Amazon coast

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/geo.v60i0.5642