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DINÂMICA DA ZONA DE RASA DE SHOALING E O TRANSPORTE DE SEDIMENTOS NA DESEMBOCADURA SUL DO COMPLEXO ESTUARINO DE PARANAGUÁ PR

Georgina Jacintho Martins, Eduardo Marone, Rodolfo José Angulo, Mauricio Almeida Noernberg, Clécio José Lopes de Quadros

Resumo



O presente trabalho caracteriza os parâmetros de ondas e analisa o potencial hidrodinâmico para o
transporte de sedimentos por tração e de material particulado em suspensão, na costa adjacente à desembocadura
sul do complexo estuarino de Paranaguá em decorrência do regime de ondas e das correntes de marés
atuantes em períodos de mar calmo. A área estudada apresenta uma dinâmica complexa, devido à sua localização
na saída de um grande estuário em uma costa com energia de onda relativamente elevada. Os objetivos
principais foram os de caracterizar os parâmetros de ondas, avaliar o padrão de correntes junto à costa e
estimar o potencial das correntes para o transporte de sedimentos. A caracterização dos parâmetros de ondas
e das correntes paralelas à costa foi obtida através de correntômetro/ondômetro direcional eletromagnético
InterOcean S4, fundeado imediatamente atrás da arrebentação das ondas na praia do Balneário Atami. Os
fundeios foram realizados em períodos de baixa energia de ondas, quando era possível a sua instalação,
sendo que os resultados são referentes a tais condições. Os resultados apontaram que a direção preferencial
de chegada de ondas é de SE, sendo que a direção predominante de transporte médio longitudinal à costa foi
de nordeste para sudoeste. As inversões das correntes associadas às variações da maré indicaram uma efetiva
influência destas na direção do transporte. Com base nos resultados obtidos, são apresentadas sugestões
visando incentivar a implementação de estratégias de monitoramento do fluxo de sedimentos costeiro.

SHALLOW SHOALING ZONE DYNAMICS AND SEDIMENT TRANSPORT IN THE PARANAGUÁ BAY OUTLET

Abstract


This work presents a characterization of wave parameters and climate. It analyzes the hydrodynamic
potential for sediments transport by traction as well by suspension (suspended particulate matter - SPM), carried
out both by coastal currents, waves and the tidal circulation acting in the adjacent coast of the southern outlet
of Paranaguá Estuarine Complex. This area presents a complex dynamics, due to its location, morphology and
the interaction of several coastal processes acting among its limits. The main goal was to characterize the wave
parameters and climate, to identify the coastal currents, and to understand the roles of these currents for the
sediments transport, quantifying its magnitude. The characterization of the wave parameters and of the coastal
currents was obtained through mooring a directional wave and current gauge InterOcean S4 immediately seaward
of the surf of Atami beach, PR. The moorings were accomplished in periods of low wave energy, the only ones
allowing the deployment, and the results are regarding such conditions. The results suggested that the preferential
direction of wave propagation is SE and the predominant direction of the mean transport, longitudinal to the
coast, was from Northeast to Southwest. The inversion of the longitudinal currents was associated to the tidal
changes and they indicated an effective influence of the tidal currents, acting in the southern outlet of the
Paranaguá estuary, in the direction of the mean mass transport. The hydrodynamic complexity of the place was
directly related to these constraints, being linked to the net balance of the forcing of the tidal currents and the
waves incidence. According to the obtained results, some suggestions were presented with the objective of
suggesting strategies for the waves, currents and coastal transport studies, as a powerful tool for managing
coastal zone problems.


Palavras-chave


ondas; correntes costeiras; transporte; balanço de sedimentos; waves; coastil currents; transport; sediment budget

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/geo.v54i0.4252