FLORESTA


À Comunidade Acadêmica

A FUPEF do Paraná assumiu a publicação da Revista Floresta em 1988 por meio de convênio firmado com a Universidade Federal do Paraná, período em que puderam ser implementados importantes avanços na sua edição.

O atual Regimento do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, aprovado pela resolução 24/15 da COPLAD/UFPR, estabelece em seu artigo 13 que a Administração da Revista Floresta é de responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal.

Assim, em atendimento ao disposto no Regimento do Setor de Ciências Agrárias as funções e atividades relacionadas à Revista Floresta foram oficialmente repassadas à Coordenação do Programa de Engenharia Florestal da UFPR.

Aproveitamos o ensejo para desejar à referida  Coordenação, votos de sucesso na importante empreitada visando a continuada projeção deste relevante veículo de disseminação de informações para o desenvolvimento do setor de base florestal.

 

Aproveitamos, igualmente, para renovar nossos votos de pleno êxito aos Professores Dr. Antônio Carlos Batista e Dra. Daniela Biondi Batista que foram designados para o exercício, respetivamente, das funções de Editor-Chefe e Editor-Chefe Substituto da Revista Floresta.

Com  a especial consideração da Diretoria da FUPEF DO PARANÁ


Prof. Dr. Dartagnan Baggio Emerenciano

Diretor Administrativo

 

Prof. Dr. Alexandre França Tetto

Diretor Financeiro

 

Prof. Dr. Vitor Afonso Hoeflich

Diretor Científico

 

 

Órgãos Indexadores

 

AGRICOLA - National Agricultural Library (Estados Unidos)

AGRIS - International Information System for the Agricultural Sciences and Technology (Itália)

AGROBASE - Base de Dados da Agricultura Brasileira (Brasil)

CAB Abstracts (Estados Unidos)

CAB International - Commomwealth Agricultural Bureaux (Reino Unido)

CIRS - International Center for Scientific Research (França)

DOAJ - Directory of Open Access Journals (Suécia)

EZB - Electronic Journals Library Max Planck Society (Alemanha)

BDPA/EMBRAPA - Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (Brasil)

LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espana y Portugal (México)

PERIODICA - Índice de Revistas Latinoamericanas en Ciências (México)

SCOPUS - Elsevier Bibliographic Databases (Holanda)

SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras (Brasil)

 

 

A revista FLORESTA foi criada em 1969 pelo Centro de Pesquisas Florestais da Faculdade de Florestas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Esse Centro foi responsável pela sua publicação até 1987. A partir de 1988, a revista passou a ser publicada pela Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná que, em convênio com a Universidade Federal do Paraná, conta com o suporte técnico-científico dos docentes dos departamentos afins com os cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Florestal. Revisores ad hoc ligados à área florestal da UFPR, de outras universidades, de instituições de pesquisa e de empresas contribuem, apreciando os trabalhos submetidos a essa revista. A partir de 2008, passa de uma publicação quadrimestral para trimestral, publicando 80 artigos por ano, admite artigos originais de contribuição científica em ciência florestal e áreas afins, em português, espanhol e preferencialmente em inglês.

 

 

Admite artigos nas áreas de Conservação da Natureza, Economia e Política Florestal, Manejo Florestal, Silvicultura e Tecnologia da Madeira. Tem como principal missão promover e divulgar o desenvolvimento da Ciência Florestal no Brasil e no mundo.

 

Os trabalhos publicados na revista FLORESTA são de inteira responsabilidade dos autores, cientes de que são artigos originais, ficando implícito que o mesmo não tenha sido submetido para publicação em nenhum outro veículo de divulgação.

 

Fica explícita a concordância dos autores às normas da revista, bem como, no desenvolvimento do trabalho, a observância dos aspectos éticos e o respeito à legislação vigente do copyright.