ESTUDO DE MERCADO SOBRE O CONSUMO DE CAMARÕES NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ

Jorge Henrique Cidemar Alab, Eric Lucas Dalpiaz, Eduardo Luis Cupertino Ballester

Resumo


Este artigo apresenta um estudo de mercado sobre o consumo de camarão na região no Oeste do Paraná. As cidades onde foi desenvolvido o estudo são: Palotina, Assis Chateaubriand, Maripá, Toledo, Cascavel, Marechal Candido Rondon, Terra Roxa e Francisco Alves. A metodologia utilizada foi do tipo analise não probabilística por julgamento indicado para um rápido levantamento de dados e analise. Foram entrevistadas 387 pessoas, distribuídas entre oitos cidades. Os entrevistadores aplicaram os questionários em pessoas que, por julgamento, lhe pareciam mais adequados a pesquisa, procurando atingir um público com renda familiar elevada. As perguntas eram todas com alternativas, direcionadas ao consumo de camarão. O trabalho realizado teve como finalidade mostrar aos aquicultores da região Oeste do Paraná, que tem interesse em começar a produzir camarão de água doce na região, uma estimativa do consumo de camarão. Desta forma verificou-se que mais de 70% das pessoas consomem camarão regularmente e que preferem comprar direto do produtor o camarão fresco. Além disso, devido à falta de acessibilidade e baixa qualidade evitam a sua compra em natura em estabelecimentos comerciais.  Este estudo de mercado se mostra como uma ferramenta importante para entender o ambiente mercadológico, onde se pretende inserir o camarão, para impulsionar a produção e a comercialização do produto.

Palavras-chave


camarão, estudo de mercado, carcinicultura.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i12.43862

Revista Extensão em Foco
ISSN  2358-7180