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Orientações da UNESCO para a formação de professores no e do campo na Década da Educação (1997-2007)

Kethlen Leite de Moura, Irizelda Martins de Souza e Silva

Resumo


A partir de 1990, no âmbito das Nações Unidas, foram realizados eventos cuja tônica foi a Educação e a Formação de Professores. Derivaram de cada um dos eventos documentos que estabeleceram políticas que tratavam da Formação de Professores. Pareceu-nos significativo captar e analisar, nos documentos gerados pela UNESCO, conteúdos que apontaram para políticas de governo que corporificaram, nos seus discursos, elementos para a Formação de Professores. Nesse sentido, apreender as influências da organização vinculada à ONU, denominada UNESCO, sobre as propostas de Formação de Professores no e do Campo foi o desafio que empreendemos. Nessa perspectiva, a pesquisa vinculada ao Projeto: Em Busca de Uma Política de Formação de professores no Brasil – orientações da UNESCO 1990, examinou as políticas de Formação de Professores para a Educação no e do Campo contidas nas orientações da UNESCO para o Brasil, na década da educação (1997 – 2007). A relevância do estudo da problemática desvelou que, na Formação de Professores para a Educação no e do Campo, houve ruptura entre os objetivos declarados e a prática realizada. A educação no e do campo é timidamente tratada, muitas vezes apresentada como “rural” ou “de zonas mais afastadas” e ainda “lugares de difícil acesso”, incidindo nas políticas de Formação de Professores no Brasil. 

Palavras-chave


Formação de Professores; Educação no e do Campo; UNESCO

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i6.32125