Open Journal Systems

Alfabetização de Jovens e Adultos na Reforma Agrária – a experiência no Noroeste de Minas Gerais

Ana Lucia Ferreira Faria, Etelvina Valente dos Anjos Silva, Elenice Rosa Costa

Resumo


Em nosso país, existem milhares de adultos no campo que, por diversos motivos, não tiveram acesso à educação. Considerando que a educação se constitui um direito social, muitos programas governamentais vêm surgindo, a exemplo, o PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária). No período de 2006 a 2007 foi estabelecido um convênio da UFV (Universidade Federal de Viçosa) em parceria com o PRONERA/INCRA/FETAEMG, com o objetivo de alfabetizar 1.976 adultos assentados e acampados, na região Noroeste de Minas Gerais. Neste contexto, o presente trabalho teve por objetivo relatar a experiência da UFV, no que se refere ao desenvolvimento do Projeto: “A Educação em Movimento: Interagir e Aprender em Busca da Cidadania” Neste contexto o estudo em questão apoiou-se em pesquisa bibliográfica e análises de documentos. Ao final do Projeto além da UFV ter cumprido com seu papel social, os universitários tiveram complementação em sua formação acadêmica, na área da Educação de Jovens e Adultos, aos jovens e adultos assentados da região Noroeste de Minas, foi oferecida a oportunidade e a garantia do direito de alfabetizar-se.

Palavras-chave


: PRONERA; alfabetização de jovens e adultos; formação de educadores de jovens e adultos

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i6.32123