Open Journal Systems

CREACIÓN, EXTENSIÓN DE LA DOCENCIA Y NUEVOS RETOS PEDAGÓGICOS. CONSIDERACIONESA PARTIR DEL CURSO DE EXTENSIÓN “FISURAS E HIBRIDACIONES; RELACIONES INTERDISCIPLINARES ENTRE ACTITUDES Y PRÁTICAS ARTÍSTICAS CONTEMPORÁNEAS”

Marisa Mancilla Abril, Carla Beatriz Franco Ruschmann

Resumo


Os novos desafios pedagógicos obrigam a criar novas estratégias colaborativas entre profissionais de diversos âmbitos, assim mesmo, o panorama artístico internacional demanda profissionais críticos, preparados e versáteis, mas também, exige posicionamentos ideológicos e atitudes pessoais definidas nos seus atores principais. Com esta inquietude, diferentes profissionais de duas Universidades se unem e propõem novos territórios de atuação interdisciplinar que traspassa o estritamente acadêmico. Fissuras e Hibridações; relações interdisciplinares entre atitudes e práticas artísticas contemporâneas é uma experiência multidisciplinar que desencadeia uma série de projetos e atividades experimentais nas quais docentes e discentes da Universidade de Granada/ Espanha e da Universidade Federal do Paraná encontram um campo fértil para a criação e a reflexão individual e coletiva. Esta proposta, assim como os resultados obtidos, transborda o âmbito puramente acadêmico adentrando-se no da criação artística profissional. Trata-se portanto de uma atividade imersiva na qual criação e investigação acadêmica se unem em uma experiência múltipla capaz de gerar novos territórios de pensamento e impulsionar novos projetos internacionais conjuntos.

Palavras-chave


cultura; educação; criação artística; extensão universitária; convênio institucional

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i4.24901