Pesquisa


 
Edição Título
 
n. 60 (2016): Dossiê - Aprendizagem Histórica: pesquisa, teoria, prática Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação Resumo  PDF  DOI
Arthane Menezes Figueirêdo, Graça Aparecida Cicillini
 
n. 61 (2016): Dossiê - Paulo Freire, a Prática Pedagógica e a Formação de Professores Complexos temáticos na formação de professores do campo Resumo  PDF  DOI
Maria Bernadete de Melo Cunha, José Luis de Paula Barros Silva
 
n. 21 (2003): Dossiê - Educação a distância A educação a distância na formação continuada do professor Resumo  PDF  DOI
Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa
 
n. 24 (2004): Dossiê - As dimensões da função docente na atualidade: questões investigativas, conceituais e políticas Designing and testing modules on non-formal education for teacher education candidates: a brazilian experience / Instrução, o talher para o banquete da civilização: cultura escolar dos jardins de infância e grupos escolares do Paraná, 1900-1929 Resumo  PDF  DOI  DOI
Christiane Gioppo, Gizele de Souza
 
n. 63 (2017): Dossiê - Mestrado Profissional e Formação de Professores: experiências, desafios e perspectivas para a Educação Básica Apresentação Resumo  PDF
Claudia Madruga Cunha, Flávia Vieira
 
n. 19 (2002): Dossiê - Saberes e Práticas Escolares em Contextos Contemporâneos Pessoa, utopia e formação de professores Resumo  PDF  DOI
Blanca Beatriz Díaz Alva
 
Número Especial (2006): Dossiê - Educação Histórica Literacia e consciência histórica Resumo  PDF  DOI
Isabel Barca
 
n. 24 (2004): Dossiê - As dimensões da função docente na atualidade: questões investigativas, conceituais e políticas A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade Resumo  PDF  DOI
José Carlos Libâneo
 
n. 61 (2016): Dossiê - Paulo Freire, a Prática Pedagógica e a Formação de Professores Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana Resumo  PDF  DOI
Eliete Santiago, José Batista Neto
 
n. 24 (2004): Dossiê - As dimensões da função docente na atualidade: questões investigativas, conceituais e políticas O projeto de profissionalização docente no contexto da reforma educacional iniciada nos anos 1990 Resumo  PDF  DOI
Leda Scheibe
 
n. 63 (2017): Dossiê - Mestrado Profissional e Formação de Professores: experiências, desafios e perspectivas para a Educação Básica Desafios e possibilidades na formação de professores – em torno da análise de relatórios de estágio Resumo  PDF
Ana Isabel Andrade, Filomena Martins
 
n. 63 (2017): Dossiê - Mestrado Profissional e Formação de Professores: experiências, desafios e perspectivas para a Educação Básica Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática Resumo  PDF
Flávia Vieira
 
n. 27 (2006): Dossiê - Educação Ambiental Rumos da formação de professores para a Educação Ambiental Resumo  PDF  DOI
Giana Raquel Rosa Gouvêa
 
n. 23 (2004): Dossiê - Educação Especial Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão Resumo  PDF  DOI
Paulo Ricardo Ross
 
n. 55 (2015): Dossiê - Educação do Campo e Movimentos Sociais: saberes, práticas e políticas A história da disciplina acadêmica Didática Geral na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil: um olhar arqueológico Resumo  PDF  DOI
Maria Verônica Rodrigues da Fonseca
 
n. 24 (2004): Dossiê - As dimensões da função docente na atualidade: questões investigativas, conceituais e políticas Docentes para uma educação de qualidade: uma questão de desenvolvimento profissional Resumo  PDF  DOI
Maria Izabel de Almeida
 
n. 21 (2003): Dossiê - Educação a distância Formación / capacitación del profesorado para trabajar en EAD Resumo  PDF  DOI
Santiago Castillo Arredondo
 
n. 61 (2016): Dossiê - Paulo Freire, a Prática Pedagógica e a Formação de Professores Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno Resumo  PDF  DOI
Joana Peixoto, Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
 
n. 46 (2012): Dossiê - Filosofia e ensino Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares Resumo  PDF  DOI
Irton Milanesi
 
n. 24 (2004): Dossiê - As dimensões da função docente na atualidade: questões investigativas, conceituais e políticas Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998 Resumo  PDF  DOI
Selma Garrido Pimenta, Verbena Moreira Soares de Sousa Lisita
 
n. 17 (2001): Dossiê - Cultura e Escola: Saberes, Tempos e Espaços como Dimensões do Currículo Currículo, cultura e formação de professores Resumo  PDF  DOI
Antonio Flavio Barbosa Moreira
 
n. 61 (2016): Dossiê - Paulo Freire, a Prática Pedagógica e a Formação de Professores Sobre a educação cultural e ético-política dos professores Resumo  PDF  DOI
Licínio C. Lima
 
n. 24 (2004): Dossiê - As dimensões da função docente na atualidade: questões investigativas, conceituais e políticas A formação de professores reformada: a noção de competências e a produção do controle Resumo  PDF  DOI
Monica Ribeiro da Silva
 
n. 52 (2014): Leitura e Escrita Literária na Educação Básica: o que tem a dizer a pesquisa contemporânea? Educação a distância na formação profissional continuada de professores da educação básica: analisando contratos e destratos didáticos a partir de um estudo de caso Resumo  PDF  DOI
Gilberto Lacerda Santos
 
n. 54 (2014): Dossiê - Manter a Saúde, Combater as Doenças: histórias de educação Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Resumo  PDF  DOI
Gláucia Marcondes Vieira, Maria Laura Magalhães Gomes
 
n. 51 (2014): Dossiê - Educação e Ditaduras na Ibero-América A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática Resumo  PDF  DOI
Glauco Gomes de Menezes
 
n. 35 (2009): Dossiê: Gênero, sexualidade e educação: novas cartografias, velhos problemas Indícios do sistema coeducativo na formação de professores pelas escolas normais durante o regime republicano em São Paulo (1890/1930). Resumo  PDF  DOI
Jane Soares de Almeida
 
n. 55 (2015): Dossiê - Educação do Campo e Movimentos Sociais: saberes, práticas e políticas Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância Resumo  PDF  DOI
Magalis Bésser dorneles Schneider, Raquel de Almeida Moraes
 
n. 42 (2011): Dossiê - História, epistemologia e ensino: desafios de um diálogo em tempos de incertezas Filosofia da Educação e formação de professores no velho dilema entre teoria e prática Resumo  PDF  DOI
Amarildo Luiz Trevisan
 
n. 17 (2001): Dossiê - Cultura e Escola: Saberes, Tempos e Espaços como Dimensões do Currículo Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas Resumo  PDF  DOI
José Carlos Libâneo
 
n. 28 (2006): Dossiê - Política de Educação Superior no Brasil no contexto da Reforma Universitária Aprendizagem de conceitos geométricos pelo futuro professor das séries iniciais do Ensino Fundamental e as novas tecnologias Resumo  PDF  DOI
Maria Raquel Miotto Morelatti, Luís Henrique Gazeta de Souza
 
n. 36 (2010): Dossiê - Cognição, Afetividade e Educação Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados Resumo  PDF  DOI
Rosemara Perpétua Lopes
 
n. 33 (2009): Dossiê - Formas históricas de educação do corpo em países ibero-americanos A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisa Resumo  PDF  DOI
Márcia Denise Pletsch
 
n. 54 (2014): Dossiê - Manter a Saúde, Combater as Doenças: histórias de educação Processos de escrita e autoria sobre a ação docente enquanto prática formativa Resumo  PDF  DOI
Marta Nornberg, Gilberto Ferreira da Silva
 
n. 50 (2013): Dossiê - Temas em debate na formação de professores. Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife Resumo  PDF  DOI
Monica Folena Araújo, Tereza Luiza de França
 
n. 44 (2012): Dossiê - Educação em Ciências: perspectivas epistemológicas e metodológicas Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento Resumo  PDF  DOI
Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
 
n. 64 (2017): Dossiê - Contribuições Atuais da Articulação Psicanálise e Educação para o Campo Educacional A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e considerações Resumo  PDF
Sandra Francesca Conte de Almeida, Rosana Márcia Rolando Aguiar
 
n. 21 (2003): Dossiê - Educação a distância Educar pela pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professores Resumo  PDF  DOI
Maria do Carmo Galiazzi, Roque Moraes, Maurivan Güntzel Ramos
 
n. 42 (2011): Dossiê - História, epistemologia e ensino: desafios de um diálogo em tempos de incertezas Políticas para a Inclusão: estudo realizado em uma Escola Estadual de Belo Hori- Resumo  PDF  DOI
Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, Sandra Freitas de Souza
 
n. 23 (2004): Dossiê - Educação Especial Os institutos superiores de educação ontem e hoje Resumo  PDF  DOI
Vera Lúcia Bazzo
 
n. 17 (2001): Dossiê - Cultura e Escola: Saberes, Tempos e Espaços como Dimensões do Currículo Exploração de necessidades socioeducativas e análises de modelos de programas formativos da educação ambiental como caráter experimental Resumo  PDF  DOI
Vilma Barra
 
n. 25 (2005): Dossiê - Educação-Saúde: diferentes olhares Formação de professores: um esforço de síntese Resumo  PDF  DOI
Ione Ribeiro Valle
 
n. 45 (2012): Dossiê - O valor do tempo em educação: jornadas escolares ampliadas, educação integral e outras experiências Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações Resumo  PDF  DOI
Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Adriane de Castro Menezes Rangel
 
n. 24 (2004): Dossiê - As dimensões da função docente na atualidade: questões investigativas, conceituais e políticas Música e escola: um diálogo com a diversidade Resumo  PDF  DOI
Mônica Zewe Uriarte
 
n. 31 (2008): Dossiê - Estado e Educação no Brasil Educação a distância: estudo exploratório e analítico de curso de graduação na área de formação de professores  PDF  DOI
Ricardo Antunes de Sá
 
n. 32 (2008): Dossiê - Educação e complexidade A formação prática de professores no estágio curricular Resumo  PDF  DOI
Helena Maria dos Santos Felício, Ronaldo Alexandre de Oliveira
 
n. 54 (2014): Dossiê - Manter a Saúde, Combater as Doenças: histórias de educação Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza Resumo  PDF  DOI
Antonia Emanuela Oliveira de Lima, Fátima Sampaio Silva
 
n. 34 (2009): Dossiê - A linguagem na produção do ensino universitário: estudos com foco nas disciplinas LIVRO DIDÁTICO: SEU PAPEL NAS AULAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA Resumo  PDF  DOI
Kelly Priscilla Lóddo Cezar, Geiva Carolina Calsa, Edson Carlos Romualdo
 
n. 27 (2006): Dossiê - Educação Ambiental Oficinas de ensino de história: pontes de didática da história na transição do currículo de formação de professores Resumo  PDF  DOI
Luis Fernando Cerri
 
1 a 49 de 49 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"