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Aprendizagem conceitual nas séries iniciais do ensino fundamental

Marta Sueli de Faria Sforni, Maria Terezinha Bellanda Galuch

Resumo


Neste trabalho são analisadas situações de ensino e  aprendizagem em busca de evidências da relação entre o desenvolvimento do pensamento dos estudantes e a forma pela qual o conhecimento é organizado e ensinado na escola. As análises estão fundamentadas em discussões de autores da Teoria Histórico- Cultural acerca dos conceitos cotidianos e científicos, bem como sobre a relação entre pensamento e linguagem. Os dados empíricos foram obtidos durante a realização de um projeto com alunos da quarta série do ensino
fundamental de uma escola pública do município de Maringá, no qual foi desenvolvido o tema alimentos, no que se refere à produção e conservação, envolvendo também aspectos da industrialização e da tecnologia. No decorrer do projeto, perseguimos a aprendizagem conceitual, tendo como fundamento
que a mediação docente deve concorrer para que os  conhecimentos prévios sejam transformados em científicos. Nos episódios de ensino analisados neste trabalho, observamos o movimento do pensamento dos estudantes, desencadeado por situações-problema que lhes permitiram transitar entre o conceito espontâneo e o científico.

Palavras-chave


ensino; aprendizagem; aprendizagem conceitual; ensino fundamental; teaching; learning; conceptual learning; primary teaching

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