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Educação Histórica: perspectivas de aprendizagem da história no ensino fundamental

Historical Education: history learning perspectives in fundamental school

Resumos

Este artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento parcial do projeto de pesquisa "Educação Histórica: iniciando crianças na arte do conhecimento histórico", que vem sendo realizado em uma escola particular, com alunos de oito anos que estão na segunda série do ensino fundamental. Pretende-se analisar os resultados da pesquisa empírica realizada no ano de 2005. Tendo por base este estudo e também pesquisas realizadas em outros países apresentamos aqui reflexões sobre as perspectivas do ensino de história com crianças. Neste primeiro momento o trabalho com as crianças priorizou as narrativas, as relações com objetos no presente e no passado e o desenvolvimento das noções temporais.

Educação Histórica; Ensino; aprendizagem; Ensino de História


The article shows the first results of research "Educação Histórica: iniciando crianças na arte do conhecimento". It has been developed in the private school in Londrina, Paraná (BR). The students attend the second year of elementary school. They are 08 years old. In this part of research was settled priority on narratives, the relationship with objetcs in the present and past and the development of the idea of time. Enclosed with the first results of this research and another research that have been done abroad, this paper shows some notes about teaching of history for children.

Historical Education; Teaching; learning; History Teaching


Educação Histórica: perspectivas de aprendizagem da história no ensino fundamental* * Este artigo constitui parte das reflexões do projeto de pesquisa "Educação histórica: iniciando crianças na arte da construção do conhecimento histórico", realizado no ano de 2005, na escola do Ensino Fundamental Ceca, Londrina/PR. O projeto iniciou-se em 2005, com término previsto para 2007. 1 Aqui não interessa discutir as teorias piagetianas sobre os estágios de desenvolvimento mas sim a influência da utilização dessas teorias nas discussões curriculares. 2 A máquina de cortar macarrão pertenceu ao pai de um amigo. A idade do objeto aproximadamente 60 anos. 3 O fato de um homem ser o cozinheiro naquele momento, levou as crianças a fazerem muitos questionamentos sobre quem cozinha hoje e antigamente. Foi possível discutir sobre relações sociais, diferenas sociais e de relacionamentos. Quero fazer um agradecimento ao professor Gilmar Arruda que se dispôs a cozinhar para as crianças e juntamente com este ofício exercer como sempre o ofício de historiador, levando as crianas a pensarem sobre a atividade que estavam fazendo do ponto de vista da história. 4 Geralmente o monitor um estagiário do curso de história da Universidade Estadual de Londrina.

Historical Education: history learning perspectives in fundamental school

Marlene Cainelli

Doutora em História Social. Professora de Metodologia e Prática de Ensino e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Laboratório de Ensino de História. Membro do Grupo de Pesquisa História e Ensino. E-mail: cainelli@uel.br

RESUMO

Este artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento parcial do projeto de pesquisa "Educação Histórica: iniciando crianças na arte do conhecimento histórico", que vem sendo realizado em uma escola particular, com alunos de oito anos que estão na segunda série do ensino fundamental. Pretende-se analisar os resultados da pesquisa empírica realizada no ano de 2005. Tendo por base este estudo e também pesquisas realizadas em outros países apresentamos aqui reflexões sobre as perspectivas do ensino de história com crianças. Neste primeiro momento o trabalho com as crianças priorizou as narrativas, as relações com objetos no presente e no passado e o desenvolvimento das noções temporais.

Palavras-chave: Educação Histórica; Ensino; aprendizagem; Ensino de História.

ABSTRACT

The article shows the first results of research "Educação Histórica: iniciando crianças na arte do conhecimento". It has been developed in the private school in Londrina, Paraná (BR). The students attend the second year of elementary school. They are 08 years old. In this part of research was settled priority on narratives, the relationship with objetcs in the present and past and the development of the idea of time. Enclosed with the first results of this research and another research that have been done abroad, this paper shows some notes about teaching of history for children.

Key-words: Historical Education; Teaching; learning; History Teaching.

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Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 16 fev. 2005

Texto aprovado em 17 nov. 2005

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  • *
    Este artigo constitui parte das reflexões do projeto de pesquisa "Educação histórica: iniciando crianças na arte da construção do conhecimento histórico", realizado no ano de 2005, na escola do Ensino Fundamental Ceca, Londrina/PR. O projeto iniciou-se em 2005, com término previsto para 2007.
    1 Aqui não interessa discutir as teorias piagetianas sobre os estágios de desenvolvimento mas sim a influência da utilização dessas teorias nas discussões curriculares.
    2 A máquina de cortar macarrão pertenceu ao pai de um amigo. A idade do objeto aproximadamente 60 anos.
    3 O fato de um homem ser o cozinheiro naquele momento, levou as crianças a fazerem muitos questionamentos sobre quem cozinha hoje e antigamente. Foi possível discutir sobre relações sociais, diferenas sociais e de relacionamentos. Quero fazer um agradecimento ao professor Gilmar Arruda que se dispôs a cozinhar para as crianças e juntamente com este ofício exercer como sempre o ofício de historiador, levando as crianas a pensarem sobre a atividade que estavam fazendo do ponto de vista da história.
    4 Geralmente o monitor um estagiário do curso de história da Universidade Estadual de Londrina.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Set 2014
    • Data do Fascículo
      2006

    Histórico

    • Aceito
      17 Nov 2005
    • Recebido
      16 Fev 2005
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