Educação, diversidade e diferenças: olhares (des)colonizados e territorialidades múltiplas
Resumo
A obra é o resultado de reflexões sobre a educação étnico-racial em inúmeras territorialidades em contextos específicos e contribui para ampliar a epistemologia dos estudos étnico-raciais por meio de metodologias fundamentais em uma perspectiva interdisciplinar, com ações educacionais de diferentes sujeitos. O grupo está vinculado, por sua vez, às pesquisas dos grupos Prodese – Programa Descolonização e Educação (UNEB/CNPQ) e Grafho – Grupo de Pesquisa (Auto) biografia, Formação e História Oral (PPGEduc/UNEB) por meio de pesquisas da “Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem” (CNPQ e FAPESB). A maioria dos artigos parte de entrevistas semi-estruturadas com abordagem qualitativa e descritiva e avalia de forma macro o impacto das organizações negras no desenvolvimento de abordagens multiculturais.
Palavras-chave
Educação; diversidade; diferenças