Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

É com satisfação que apresentamos ao público a edição 62 da Educar em Revista, tendo em seu Dossiê o tema "Leitura e produção de texto", organizado pelas professoras doutoras Sandra Regina Kirchner Guimarães (Universidade Federal do Paraná) e Alina Galvão Spinillo (Universidade Federal de Pernambuco). Trata-se de um Dossiê de altíssima qualidade, como de costume, tendo oito artigos e uma resenha elaborados exclusivamente para esta edição. Parabenizamos as organizadoras pelo belíssimo Dossiê e convidamos desde já à leitura da respectiva apresentação dos autores (de instituições brasileiras e também portuguesa, britânica e belga) e da referida temática.

Além do Dossiê temático, esta Educar em Revista também traz oito artigos na seção de Demanda Contínua. São autores nesta edição: Claudia Laus Angelo (Universidade Federal do Pampa) e Romulo Campos Lins (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), com o artigo "Alunos falam sobre a escola: do mundo dos Adultos à Terra do Nunca"; Antonio Bolivar e Rosel Bolívar-Ruano (Universidad de Granada, Espanha), com o artigo "Individualismo y comunidad profesional en los establecimientos escolares en España: limitaciones y posibilidades"; Eduardo Rodriguez Zidan (Universidad ORT Uruguay) e Javier Grilli (Centro Regional de Profesores del Litoral, Uruguai), com "Desafíos del modelo de práctica resonancia colaborativa en la formación inicial de docentes"; Francisco Mareque León, María Belén Caballo Villar e Jesús Rodríguez Rodríguez (todos da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha), com "Los Departamentos Municipales de Educación en Galicia en la legislatura 2007-2011: un estudio de casos".

Dão sequência aos artigos de Demanda Contínua: Maria José Braga e Flavia Pereira Xavier (ambas da Universidade Federal de Minas Gerais), com "Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública"; Valdinei Costa Souza (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com "Qualidade Sinaes para o curso de Pedagogia: Padrão ou ilusão?"; Geraldo Balduíno Horn (Universidade Federal do Paraná) e Ademir Aparecido Pinhelli Mendes (Centro Universitário Internacional - Uninter), com "Ensino de Filosofia: método e recepção filosófica em Agnes Heller"; e Daniel Manzoni de Almeida (Universidade de São Paulo), com "Análise da trama de argumentos na obra 'Meditações' cartesianas na construção da ideia do 'Cogito': uma proposta para um modelo didático para o ensino de Filosofia".

Por fim, na seção de documentos, destacamos a "Nota biográfica em comemoração ao nascimento de Eny Caldeira", feita gentilmente por Maria Elisabeth Blanck Miguel (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), sob encomenda para a Educar em Revista. Trata-se de uma bela iniciativa do Setor de Educação da UFPR para homenagear a referida professora, tendo também a exposição "Eny Caldeira - Educação, sentido da vida", realizada no Campus Reitoria da UFPR .

O Editor Chefe da Educar em Revista aproveita este espaço para dar as boas-vindas ao Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza, que assume, a partir desta edição, a editoria adjunta da Educar em Revista. Agradecemos muitíssimo à parceria do colega Prof. Dr. Marcus Levy Bencostta, a quem este periódico muito deve pela dedicação e por iniciativas muito importantes para a manutenção da qualidade e da memória desta revista, que no ano que vem completará 40 anos de existência.

Finalmente, registramos que a publicação desta edição ocorreu em meio às ocupações legítimas dos espaços da UFPR, por estudantes universitários desta universidade, e acompanha a paralisação, também legítima, de nossos técnicos administrativos, que se posicionam frente às políticas adotadas pelo Governo empossado no presente ano. Há também a peculiaridade das ocupações das escolas públicas no estado do Paraná. Mantendo nossa regularidade e assiduidade de publicação, não deixamos de nos solidarizar e sensibilizar diante desta situação, pois educação também se faz com escolhas e com atitude.

Acompanhando a temática de nosso Dossiê, desejamos a todos uma boa leitura.

Curitiba, outubro de 2016.

Prof. Dr. Cláudio Machado Jr.Ângelo Ricardo de Souza

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Oct-Dec 2016
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br