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Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica

Program One Laptop per Student (PROUCA): a bibliometric analysis

RESUMO

O avanço da produção científica trouxe consigo o crescimento de estudos que procuram inventariar as pesquisas publicadas, convertendo-se em importantes termômetros do grau de profundidade e de amplitude dessas. Ademais, essa estratégia de pesquisa aponta tendências, lacunas, espaços de saturação, métodos mais recorrentes, obras de referência, dentre outros tantos aspectos relativos às pesquisas e à produção científica oriunda dessas. Assim, esta pesquisa objetivou analisar características demográficas e metodológicas das teses e dissertações produzidas no Brasil acerca do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). Metodologicamente o estudo teve caráter descritivo e recorreu ao procedimento documental, com análise de conteúdo de 43 teses e dissertações publicadas no período 2008 a 2014. Os resultados apontaram: (a) ápice da produção científica sobre o PROUCA entre 2012 e 2013; (b) forte concentração de pesquisas nas regiões sul e sudeste; (c) prevalência de estudos de caso e (d) emprego majoritário de referências bibliográficas nacionais.

Palavras-chave:
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); avaliação de programas sociais; tecnologia educacional

ABSTRACT

The advancement of scientific production brought with it the growth of studies to take stock of published research, becoming important thermometers on the depth and breadth degree of these. Furthermore, this research strategy points trends, gaps, saturation spaces, the most recursive methods, reference works, among many other aspects of the research and scientific production from that. Thus, this study aimed to analyze demographic and methodological characteristics of theses and dissertations produced in Brazil about the program One Laptop per Student (PROUCA). Methodologically the study was descriptive and used the documentary procedure, with the content analysis of 43 theses and dissertations published in the period 2008-2014. The results showed: (a) apex of scientific work on the PROUCA between 2012 and 2013; (b) high concentration of researches in the southern and southeastern regions; (c) prevalence of case studies and (d) the majority employment of national bibliographic references.

Keywords:
Information and Communication Technology (ICT); evaluation of social programs; educational technology

Introdução

A análise da produção científica é relevante em qualquer área de conhecimento, uma vez que permite a identificação dos temas já estudados, bem como aqueles que necessitam de exploração. Ademais, possibilita reflexão sobre outros elementos importantes do estado da arte, tais como as revisões de teorias e as definições de políticas, científicas e tecnológicas. Esse tipo de investigação pode indicar necessidades de pesquisas futuras e tende a contribuir com a delimitação dos problemas que servirão para outros estudos. (NORONHA et al., 2006NORONHA, A. P. P.; ANDRADE, R. G.; MIGUEL, K.; NASCIMENTO, M. M.; NUNES, M. F. O.; PACANARO, S. V.; FERRUZZI, A. H.; SARTORI, F. A.; TAKAHASHI, L. T.; COZZA, H. F. P. Análise de teses e dissertações em orientação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional. São Paulo, v. 7, n. 2, dez. 2006. Disponível em: <Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902006000200002 >. Acesso em: fev. 2015.
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?scr...
).

De acordo com Maculan e Lima (2011MACULAN, B. C. M. S.; LIMA, G. A. B. O. Modelo para análise conceitual de teses e dissertações com vista à criação de taxonomia facetada. Informação & Sociedades: estudosJoão Pessoa, v. 21, n. 3, p. 41-54, set./dez. 2011. Disponível em: <Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/9582/6994 >. Acesso em: fev. 2015.
http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies...
) a comunicação científica permite perceber o fluxo informacional e as diferentes abordagens teóricas, epistemológicas e práticas que caracterizam uma área do conhecimento. Além disso, possibilita aumento da visibilidade intelectual, legitimando e promovendo maior prestígio, o qual contribui, sobretudo, para a aquisição de financiamentos para suas atividades científicas.

Dos Santos e Kobashi (2009DOS SANTOS, R. N. M.; KOBASHI, N. Y. Bibliometria, cientometria, informetria: conceitos e aplicações. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação Brasília, v. 2, n. 1, p. 155-172, jan./dez. 2009. Disponível em: <Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/21/43 >. Acesso em: fev. 2015.
http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/t...
) afirmam que no início do século XXI, as técnicas de visualização de informação, em apoio aos métodos e técnicas de tratamento e análise de informação, passaram a ser utilizadas de forma vigorosa e recorrente. Com efeito, é possível fazer múltiplas inferências sobre os fatos que ocorrem na pesquisa científica a partir da análise de conteúdo dos documentos produzidos na academia (artigos, relatórios, teses e dissertações, entre outros). Nesse sentido, Witter (1999) pondera que a observação do que já foi produzido deveria ser prática constante em todas as ciências, incluindo a Educação.

Para Joly et al. (2010JOLY, M. C. R. A.; BERBERIAN, A. A.; ANDRADE, R. G.; TEIXEIRA, T. C. T. Análise de teses e dissertações em avaliação psicológica disponíveis na BVS-PSI Brasil. Psicologia: Ciência e ProfissãoBrasília, v. 30, n. 1, 2010. Disponível em: <Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932010000100013&script=sci_arttext >. Acesso em: fev. 2015.
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), nessa perspectiva, é de interesse analisar dissertações de mestrado e teses de doutorado por possibilitar a caracterização da produção científica das diferentes áreas do conhecimento. Por isso, esta investigação procurou analisar teses de doutorado e dissertações de mestrados defendidas e publicadas até fevereiro de 2015, disponíveis no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD).

O Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA): breve descrição

Conforme Fabris e Finco (2012FABRIS, L. L.; FINCO, M. D. Percepção de Escolares no Uso de Laptops Educacionais no Contexto do Projeto UCA. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO23, 2012. Anais... 2012.), o PROUCA tem como objetivo ser um projeto educacional de uso da TDIC como forma de promover inovações pedagógicas no ensino, mas também promover a inclusão digital. Outra meta do programa é proporcionar o adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil. A ideia de implantação desse programa no Brasil está relacionada com as iniciativas da organização não governamental internacional One Laptop per Child (OLPC), criada em 2005. Trata-se de um projeto promovido por uma fundação sem fins lucrativos, que se propõe desenvolver, produzir e distribuir laptops de baixo custo, com configurações diferenciadas e específicas, a alunos de países em desenvolvimento, para uso na modalidade 1:1, isto é, um computador para cada indivíduo. (BORGES; SANTOS, 2008BORGES, M. K.; SANTOS, M. B. F. dos. Um retrospecto histórico do projeto OLPC no Brasil e no mundo. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - ANPED SUL, 7, 2008. Anais... Itajaí, SC, 2008.).

O projeto OLPC foi criado por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) liderados por Nicholas Negroponte. A ideia era projetar, fabricar e distribuir laptop a custos reduzidos com fins educacionais (denominado laptop XO ou, simplesmente, XO) buscando garantir que um maior número de alunos da escola pública tivesse acesso à TDIC. (SOUZA; FERRETE, 2011; CANAL et al., 2011CANAL, M. C.; MIRANDA, L. C. de.; ALMEIDA, L. D. A.; BARANAUSKAS, M. C. C. Analisando a Simplicidade do Laptop da OLPC: Desafios e Propostas de Soluções de Design. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 31, 2011. Anais... SBC, 2011. p. 1250-1264.). Em pouco mais de três anos após a sua criação, o projeto obteve alcance mundial, abrangendo diversos países, especialmente da América Latina, África e Ásia, dentre eles o Brasil.

O Brasil teve o primeiro contato com a ideia por ocasião do Fórum Econômico Mundial de Davos na Suíça, em janeiro de 2005. (FABRIS; FINCO, 2012FABRIS, L. L.; FINCO, M. D. Percepção de Escolares no Uso de Laptops Educacionais no Contexto do Projeto UCA. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO23, 2012. Anais... 2012.; ALMEIDA; PRADO, 2011ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E. B. B. Indicadores para a formação de educadores para a integração do laptop na escola. In: ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E. B. B. (Org.). O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Avercamp, 2011.). Em junho de 2005, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil para expor a ideia ao governo federal brasileiro. (FABRIS; FINCO, 2012FABRIS, L. L.; FINCO, M. D. Percepção de Escolares no Uso de Laptops Educacionais no Contexto do Projeto UCA. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO23, 2012. Anais... 2012.; ALMEIDA; PRADO, 2011ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E. B. B. Indicadores para a formação de educadores para a integração do laptop na escola. In: ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E. B. B. (Org.). O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Avercamp, 2011.; SOUZA; FERRETE, 2011). Nesse mesmo ano foi instituído grupo interministerial envolvendo os Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, incumbido de avaliar os aspectos técnicos e pedagógicos da proposta da OLPC.

Durante 2007 foram iniciados experimentos do PROUCA em cinco escolas brasileiras nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Tocantins e Rio de Janeiro. Para tal, a então Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC) fez várias sondagens a estados e municípios, buscando estabelecer parcerias que permitissem a adesão desses entes. (PORTAL UCA, 2014bPORTAL UCA. Critério de seleção das escolas 2014b. Disponível em: <Disponível em: http://www.uca.gov.br/institucional/criteriosEscolha.jsp >. Acesso em: mar 2013.
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).

A estrutura de formação, acompanhamento e avaliação do programa envolveu universidades que compuseram um grupo de trabalho e assessoramento pedagógico (GTUCA), segmentadas em "IES Global" e "IES Local". Segundo MEC (2010MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Termo de referência geral UCA-FNDE 2010. Disponível em: <Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:K3Ll2PjOlAsJ:ramec.mec.gov.br/index.php%3Foption%3Dcom_docman%26task%3Ddoc_download%26gid%3D1133%26Itemid%3D1+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=b r>. Acesso em: fev. 2015.
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) as universidades IES-UCA-Global assumiram a preparação da IES-Local que, por sua vez, ficaram responsáveis por efetuar a formação dos profissionais do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), o acompanhamento e a orientação desses nas escolas.

Em dezembro de 2009 o governo lançou a Medida Provisória 472/09 que criou institucionalmente o Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), tendo sido convertida, em junho de 2010, na Lei nº 12.249/2009. Ao ganhar o status de programa, o PROUCA entrou em sua segunda fase, denominada Fase II ou Fase Piloto, com a distribuição de 150.000 laptops educacionais em 300 escolas públicas pertencentes às redes de ensino estaduais e municipais. (MENESES, 2011MENESES, S. C. P. de. UCA - Um Computador Por Aluno: Era Da Inclusão Digital SBIE - XVII WIE, 22, 2011. Anais... Aracaju, 21 a 25 de novembro de 2011.; CYSNEIROS; CARVALHO; PANERAI, 2011CYSNEIROS, P. G.; CARVALHO, A. B. G.; PANERAI, T. O Programa UCA na Visão de Professores Multiplicadores. SBIE - XVII WIE, 22, 2011. Anais... Aracaju, 2011.).

Contudo, propor uma ação nas dimensões do programa UCA implica na ressignificação da escola. As unidades escolares contempladas com o programa deveriam passar por melhorias físicas, adquirir mobiliário novo e ter assegurado acesso à internet sem fio. (CAVALCANTE; NASCIMENTO; CASTRO FILHO, 2011CAVALCANTE, A. P. P.; NASCIMENTO, K. A. S. do; CASTRO FILHO, J. A. de. Utilização do Laptop Educacional: discutindo as práticas Pedagógicas. SBIE - XVII WIE, 22, 2011. Anais... Aracaju, 2011.; ALMEIDA; PRADO, 2011ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E. B. B. Indicadores para a formação de educadores para a integração do laptop na escola. In: ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E. B. B. (Org.). O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Avercamp, 2011.). Por outro lado, programas dessa natureza criam uma expectativa de transformações na cultura de produção e apropriação de saberes. Sob essa perspectiva Valente (2011VALENTE, J. A. Um laptop para cada aluno: promessas e resultados educacionais efetivos. In: ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E. B. B. (Org.). O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem . São Paulo: Avercamp , 2011.) alerta que não adianta procurar música no piano, pois ela não está lá, assim como as ideias não estão nos computadores, mas na cabeça dos usuários. Portanto, somente implantar ou prover acesso aos computadores ou laptops não vai alterar a maneira como a educação é desenvolvida. Convém realçar que o presente estudo centrou-se na busca bibliográfica de teses e dissertações produzidas no Brasil, que se debruçaram sobre o Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA).

Metodologia

O estudo apresenta-se como descritivo, com abordagem quali-quantitativa e emprego de procedimentos bibliográfico e documental. Na concepção de Gil (1999GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social São Paulo: Atlas, 1999.), a pesquisa descritiva procura descrever características de determinada população ou fenômeno, estabelecendo relações entre variáveis.

Procedimentos

Fez-se busca documental de teses e dissertações cujas temáticas mantivessem relação com o uso de laptops educacionais no PROUCA, em dois portais eletrônicos nacionais: o Banco de Teses da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Como resultado, foram identificadas 43 pesquisas publicadas entre 2008 e 2014, que terminaram por compor o recorte deste estudo. O levantamento bibliográfico foi realizado entre janeiro e fevereiro de 2015, empregando-se como termos de busca as expressões "Um Computador Por Aluno", "Programa Um Computador Por Aluno", "Projeto Um Computador Por Aluno", "PROUCA", "UCA", "UCA Total", "laptop educacional", "modalidade 1:1".

Análise de resultados

No total, foram identificados 40 trabalhos acadêmicos enfocando pesquisas sobre o PROUCA, sendo 10 teses (23% do total) e 33 dissertações (77% do total). Entretanto, cumpre destacar que o arquivo completo de uma das dissertações não foi encontrado nos endereços eletrônicos disponíveis na BDTD e no Banco de Teses da CAPES. Contudo, o Banco de Teses da CAPES disponibilizou dados relativos ao tema, orientador, data de defesa, programa de pós-graduação e o resumo dessa. Observou-se predominância feminina quanto à autoria dos trabalhos sobre o PROUCA (76,7% das dissertações). Outro fato que chamou a atenção diz respeito à distribuição das pesquisas por ano de defesa, conforme a Tabela 1.

Tabela 1:
Distribuição das teses e dissertações por ano de defesa

Os dados revelam que as primeiras dissertações sobre o PROUCA foram defendidas publicamente em 2008, enquanto a defesa da primeira tese ocorreu em 2011. Esse decurso temporal é coerente com o surgimento do PROUCA, cujas primeiras ações foram implementadas em 2007. Chama a atenção a concentração de pesquisas entre 2012-2013 (n = 22 ou 51,2% do total), embora 2014 tenha registrado maior número de teses (n = 9 ou 27,3%).

Foram encontradas produções acadêmicas em 19 programas de Pós-Graduação de 19 Instituições de Ensino Superior (IES) das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Observou-se forte concentração (n = 30 ou 70%) em seis delas (UFRGS, PUC-SP, UnB, UDESC, UFC e UERJ). Por outro lado, tão somente cinco estados brasileiros (RS, SP, DF, SC e CE) concentram 81,4% das teses e dissertações analisadas (n = 35).

No que diz respeito ao tipo de IES, observou-se que 86% das produções acadêmicas foram realizados em IES públicas (n = 37) e 34% em IES privadas (n = 6). Ressalte-se que, dentre as públicas, houve predominância de federais (n = 38 ou 89%) ante estaduais (n = 5 ou 11%). A maioria das pesquisas é oriunda de mestrado (n = 28 ou 85%) e doutorado (n = 7 ou 70%) em Educação, abordando diversidade de temas, conforme a Tabela 2.

Tabela 2:
Áreas temáticas das pesquisas sobre o PROUCA

A temática Formação de Professores foi a de maior interesse entre as teses (n = 3 ou 30%), ao passo que Processo de Ensino/Aprendizagem obteve maior recorrência entre as dissertações (n = 9 ou 27,2%). Considerando os dados conjuntos, observa-se que 67,8% das pesquisas (n = 29) envolveram as temáticas Processo de Ensino/Aprendizagem, Prática Docente, Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação.

Foram observados que nas dissertações os estudos de caso procuraram compreender de que maneira o laptop educacional influenciava o processo de ensino/aprendizagem e a prática dos professores nas escolas. Os pesquisadores demonstraram preocupação em relatar como essa experiência estava se dando nas escolas, descrevendo dificuldades e potencialidades. A formação dos professores foi objeto recorrente de interesse dos pesquisadores, especialmente entre as teses, haja vista essa ter sido a categoria individualmente mais representativa. Tais acepções ficam evidenciadas de modo mais explícito, com as informações descritivas nos Quadros 1 e 2, que apresentam os principais achados das pesquisas, bem como a sua autoria, ano de publicação e IES relacionada.

Quadro 1
Teses de doutorado sobre o uso de laptops individuais na escola

Entre as teses, observou-se diversidade na concepção dos temas de pesquisa dada a ocorrência de sete das nove categorias catalogadas. Os estudos evidenciam as potencialidades do PROUCA, mas apontam falhas no processo de implantação, formação, apropriação tecnológica e uso pedagógico do laptop educacional.

Quadro 2
Dissertações de mestrado sobre o uso de laptops individuais na escola

Em linhas gerais, a análise dos achados das pesquisas apresentadas nos Quadros 1 e 2, apontam para a recorrência de aspectos positivos e negativos, a saber:

a) Aspectos positivos

  1. Incentivo a uma cultura colaborativa na construção do conhecimento;

  2. Presença dos laptops nas aulas proporciona maior aproximação entre professores e alunos e tal fato contribui para o processo de construção do conhecimento;

  3. Recorrência de discurso revolucionário do PROUCA com a expectativa de que as tecnologias transformariam o processo de ensino/aprendizagem;

  4. Avanços significativos no processo de inclusão digital e uso instrumental das tecnologias digitais por professores e principalmente por estudantes.

b) Aspectos negativos

  1. Problemas na infraestrutura das escolas do UCA, especialmente, instalações e rede elétrica, deficiências na rede de internet, inadequações no ambiente da sala de aula e no local de armazenamento e guarda dos equipamentos;

  2. Subutilização dos recursos pedagógicos disponibilizados pelos laptops, com mera substituição dos cadernos de anotações pelos editores de texto, e dos livros, dicionários e enciclopédias pelos sites de busca;

  3. Subdimensionamento e descontinuidade do processo de formação docente;

  4. Ausência de suporte técnico e da reposição de equipamentos.

Um programa da natureza e envergadura do PROUCA apresenta uma infinidade de possibilidades de pesquisas e consequentemente de resultados. Observou-se, contudo, que a potencialidade do programa foi prejudicada pela ausência de cultura digital nas escolas, com reflexos em sua infraestrutura. Igualmente, a baixa familiaridade dos profissionais com o uso de equipamentos, tais como o laptop educacional, provocou distorções como a tentativa de mera adaptação de tradicionais de mediação (aula expositiva, pesquisa de conteúdo, cópias e reprodução de textos) para o ambiente eletrônico (leitura de textos no computador, pesquisa em sites de busca, digitação em editores de texto), subutilizando, assim, as potencialidades dos recursos disponibilizados para as escolas.

Considerações finais

O conhecimento sobre as características bibliométricas ou informétricas da diversidade de pesquisas que são realizadas no ambiente acadêmico, especialmente as teses de doutorado e dissertações de mestrado, têm se revelado como instrumento de metaciência. Essa prática tem se mostrado fundamental para que os diversos ramos do conhecimento mensurem, descrevam e compreendam o processo de amadurecimento científico, que evidentemente não corre de maneira uniforme nas diversas áreas humanas. Por outro lado, a avaliação da produção científica pode ser utilizada como ferramenta para determinar padrões de uma política local e nacional de ensino e pesquisa, uma vez que através dela é possível obter-se diagnóstico das reais potencialidades de determinados grupos e/ou instituições.

O estudo sobre as pesquisas de mestrado e doutorado em áreas tais como o uso de computadores individuais em escola pública (como propõe o PROUCA), auxilia na definição do perfil demográfico dessas pesquisas (autoria, orientação, instituição e região de origem, ano de elaboração, dentre outros), além de apontar tendências, lacunas, espaços de saturação, métodos mais recorrentes, obras de referência, dentre outros aspectos relevantes. Sob essa ótica, esta pesquisa objetivou analisar características demográficas e metodológicas das teses e dissertações produzidas no Brasil enfatizando temáticas relacionadas ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), que foram publicadas entre os anos 2008 e 2014.

Inicialmente, observou-se prevalência das dissertações sobre as teses e isso pode estar relacionado ao fato do PROUCA ser relativamente recente no país (implantando como projeto em 2007 e institucionalizado como programa em 2010), posto que as pesquisas de mestrado são mais curtas e, assim, conseguem captar mais rapidamente os fenômenos, ao contrário das pesquisas de doutorado, que são mais longas. Um dado que corrobora com tal explicação é o fato de a primeira tese de doutorado ter sido defendida apenas em 2011, exatamente quatro anos após a implantação do programa.

Apesar das pesquisas estarem distribuídas em 19 Instituições de Ensino Superior (IES), verificou-se elevada concentração em apenas seis delas: UFRGS, PUC-SP, UnB, UDESC, UFC e UERJ. Percebeu-se também que a maioria das pesquisas origina-se de universidades participantes do Grupo de Trabalho de Assessores Pedagógicos do PROUCA, seja como IES Global ou IES Local. Ressalte-se que quando a distribuição é realizada por estado, observa-se que cinco deles (Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina e Ceará) concentram 81,4% da produção científica associada ao PROUCA.

Apesar da forte concentração de pesquisas em doutorados e mestrado em Educação, observou-se, ademais, diversidade de temas abordados, com destaque para as temáticas Processo de Ensino/Aprendizagem, Prática Docente, Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação presentes em dois terços das pesquisas.

Por fim, foram mapeados 3.856 títulos bibliográficos distribuídos em sete categorias (livros, periódicos, eventos, teses/dissertações, documentos normativos, materiais da internet e outros). Curiosamente, apesar das pesquisas tratarem de um tema relacionado às tecnologias digitais, os livros impressos são o tipo de material bibliográfico hegemônico, demonstrando certo conservadorismo ou tradicionalismo dos pesquisadores. Por outro lado, houve ampla predominância de referências bibliográficas nacionais, acentuando-se quando o recorte é feito apenas nas dissertações.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Mar 2017

Histórico

  • Recebido
    24 Ago 2016
  • Aceito
    03 Nov 2016
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