Open Journal Systems

Educação superior e políticas de ação afirmativa no Rio Grande do Sul: desigualdades e equidade

Célia Elizabete Caregnato, Arabela Campos Oliven

Resumo


O artigo compara os níveis de informação, aceitação e o julgamento de políticas de ação afirmativa na educação superior brasileira com base em uma pesquisa realizada no ano de 2015 com a população do estado do Rio Grande do Sul. A amostra incluiu 990 entrevistas. Foram levantadas características dos entrevistados como idade, sexo, cor, escolaridade, renda, religião. A análise se baseou na comparação de duas leis: no setor privado a Lei 11.096/2005 que criou o Prouni, e a Lei 12.711/2012, conhecida como a Lei das Cotas, implementada no setor público federal. Constatou-se grande familiaridade com o Prouni e alta aceitação do Programa. Por outro lado, praticamente um terço, desconhecia a Lei das Cotas e quase 10%, posicionaram-se contra a mesma. Em vista desse resultado, analisaram-se as razões e consequências da menor informação sobre e aceitação da Lei das Cotas, tendo como referencial teórico a contribuição de Bourdieu e questões relacionadas à equidade.


Palavras-chave


Educação superior; universidade; ações afirmativas; Prouni; Lei das Cotas

Texto completo:

PDF DOI