Acessibilidade / Reportar erro

Subjetivação e a educação através da internet

Subjectivation and the education through the internet

Resumos

Este artigo é um estudo sobre os mecanismos de poder e de subjetivação que se fazem presentes no processo de ensino-aprendizagem através da Internet. Utilizando-se de idéias da literatura de Foucault e Deleuze, faz uma análise dos mecanismos existentes nas propostas de uso da Internet como ferramenta para a instrução formal e continuada, acompanhada de uma descrição da ética presente na rede. Esta análise trabalha com a idéia de um poder produtor, emaranhado com e em microsituações sociais, e a estrutura dessa nova tecnologia educacional, de onde se vê emergir novos sujeitos e subjetividades, mas que propicia também novas brechas para resistências.

subjetivação; poder; novas tecnologias; mídia e educação; ensino-aprendizagem através da internet


This article is a study about power mechanism and subjectivation that exist in the teach-learning process through the internet. The Foucault and Deleuze's ideas are used to analyze the mechanisms present in the porposals of internet's use in formal and distance education, followed by web ethic description. This analysis works with the productive power idea, mixed with and within social micro-situations, and the new educational technology structure where can emerge new subjects and subjectivities, but this also offers new breaches for resistance.

subjectivation; power; new technologies; media and education; teach-learning process through the internet


DOSSIÊ: MÍDIA E EDUCAÇÃO: A PRODUÇÃO DE NOVOS SUJEITOS E NOVAS PEDAGOGIAS

Subjetivação e a educação através da internet

Subjectivation and the education through the internet

Alysson Ramos Artuso

Mestrando em Educação na Universidade Federal do Paraná. E-mail: alysson.artuso@gmail.com

RESUMO

Este artigo é um estudo sobre os mecanismos de poder e de subjetivação que se fazem presentes no processo de ensino-aprendizagem através da Internet. Utilizando-se de idéias da literatura de Foucault e Deleuze, faz uma análise dos mecanismos existentes nas propostas de uso da Internet como ferramenta para a instrução formal e continuada, acompanhada de uma descrição da ética presente na rede. Esta análise trabalha com a idéia de um poder produtor, emaranhado com e em microsituações sociais, e a estrutura dessa nova tecnologia educacional, de onde se vê emergir novos sujeitos e subjetividades, mas que propicia também novas brechas para resistências.

Palavras-chave: subjetivação, poder, novas tecnologias, mídia e educação, ensino-aprendizagem através da internet.

ABSTRACT

This article is a study about power mechanism and subjectivation that exist in the teach-learning process through the internet. The Foucault and Deleuze's ideas are used to analyze the mechanisms present in the porposals of internet's use in formal and distance education, followed by web ethic description. This analysis works with the productive power idea, mixed with and within social micro-situations, and the new educational technology structure where can emerge new subjects and subjectivities, but this also offers new breaches for resistance.

Key-words: subjectivation, power, new technologies, media and education, teach-learning process through the internet.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 17 fev. 2005

Texto aprovado em 22 maio 2005

  • DELEUZE, G. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In:______. Conversações Rio de Janeiro: 34, 1992, p. 219-226.
  • FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. 15. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2003.
  • ______. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
  • ______. História da sexualidade III: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
  • ______. Microfísica do poder Rio de Janeiro: Graal, 1984.
  • ______. Vigiar e punir 12. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
  • GREEN, B.; BIGUM, C. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, T. T. (Org.). Alienígenas na sala de aula Petrópolis: Vozes, 1995, p. 208-243.
  • HARAWAY, D. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: SILVA, T. T. (Org.). Antropologia do ciborgue. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 37-130.
  • MENDES, C. L. Controla-me que te governo: os jogos eletrônicos como forma de subjetivação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 125-139, jan./jul. 2001.
  • MORAES, D. A ética comunicacional na Internet. Ciberlegenda, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 1998. Disponível em: http//www.uff.br/mestcii/denis1.htm Acesso em: 14 mar. 2005.
  • MORAN, J. M. Como utilizar a Internet na educação. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 2, p. 146-153, maio/ago. 1997.
  • PRATES, E. Cibersexo, anonimato, máquinas desejantes. In: PORTO, S. D. (Org.). Sexo, afeto e era tecnológica Brasília: Edunb, 1999. p. 255-271.
  • VEIGA NETO, A. Foucault e a educação Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2005

Histórico

  • Aceito
    22 Maio 2005
  • Recebido
    17 Fev 2005
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br