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Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço

Young culture communication processes in cyberspace social net

Resumos

A difusão das novas tecnologias na educação, sobretudo a Internet, vem nos forçando a revisar categorias e conceitos monolíticos e reducionistas da educação tradicional, apontando para a construção de um novo modelo que nos remeta a uma visão bem mais complexa e dinâmica dos processos comunicacionais, representada, principalmente, pela lógica hipertextual. O site Bocada Forte, nosso objeto de estudo, aponta para uma re-configuração da comunicação humana, baseada no diálogo e na pluralidade, em oposição à comunicação unívoca e monológica da educação tradicional - marcada pela falta de autonomia e criação.

educação; tecnologia e cultura


The diffusion of new technologies in education, mainly, the Internet, has been drawing educators towards a review on categories and concepts, monolitic and redutionist, given by traditional education. The new approach leads to the construction of a new model in which educators reflect critically upon complex and dynamic communication processes represented, mainly, by the hypertextual logic. The site Bocada Forte, our object of study, points to a re-arrangement of human communication based on dialogue and plurality, as opposed to the univocal and monological communication of tradicional education, characterized by the lack of autonomy and creativity.

education; technology and culture


DOSSIÊ: MÍDIA E EDUCAÇÃO: A PRODUÇÃO DE NOVOS SUJEITOS E NOVAS PEDAGOGIAS

Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço* * Parte desse trabalho foi apresentada no Colóquio Internacional "Teoria Crítica e Educação", realizado no período de 13 a 17 de setembro de 2004, Piracicaba, SP. Organização do GEP Teoria Crítica e Educação (Unimep, USFCar e Unesp - Araraquara). 1 Essa pesquisa caracteriza-se por seu caráter qualitativo e exploratório, uma vez que não adotamos uma abordagem ou discurso de teor universalizante e rígido que sustentasse uma análise numérico-estatística. 2 Todos os depoimentos apresentados no presente trabalho foram coletados pela mestranda Silvana Isabel Francisco Gloor Campos, em sua dissertação Hip Hop na internet: o site Bocada Forte como espaço de construção e expressão de uma cultura jovem, 2004. 3 Foram realizadas entrevistas individuais estruturadas e semi-estruturadas com produtores do site e alguns de seus articulistas. Para as entrevistas, foram utilizadas ferramentas como o Email, Messenger e ICQ, programas que permitem a comunicação online, via Internet. 4 Esse comentário demonstra que "as relações virtuais são estabelecidas através da interação de identidades constituídas pelos participantes com a finalidade de ampliar as experiências, promovendo um enriquecimento de sua 'vida real'" (RIBEIRO, 2001. p. 143). 5 "Cyberspace - mundo virtual, onde transitam as mais diferentes formas de informação e onde as pessoas que fazem parte da sociedade da informação se relacionam virtualmente, por meios eletrônicos. Termo inventado por Willian Gibson no seu romance Neuromancer, ed. Ace, New York, 1984" (RIBEIRO, 2001, p. 138). 6 "Rimando" e "Ponto de Vista" são espaços reservados ao público para enviar, respectivamente, rimas e opiniões. No último acesso feito a essas conexões, em 02/05/2004, foram encontrados 5.597 textos de rimas e 1.457 opiniões. 7 Vozes que representam discursos sociais e consciências diferenciadas. 8 O conceito de educação tradicional que adotamos nessa pesquisa, sob a perspectiva de uma linguagem dialógica e polifônica, é o de uma educação pronta, acabada, simétrica, na qual diferentes vozes não têm a oportunidade de se manifestarem e interagirem mutuamente para, juntas, construírem conhecimentos novos e intervirem de alguma forma na sociedade. Afinal, "ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção" (FREIRE, 2003, p. 47).

Young culture communication processes in cyberspace social net

Ângela Correia Dias

Doutora em Educação (Universidade de Londres). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB

RESUMO

A difusão das novas tecnologias na educação, sobretudo a Internet, vem nos forçando a revisar categorias e conceitos monolíticos e reducionistas da educação tradicional, apontando para a construção de um novo modelo que nos remeta a uma visão bem mais complexa e dinâmica dos processos comunicacionais, representada, principalmente, pela lógica hipertextual. O site Bocada Forte, nosso objeto de estudo, aponta para uma re-configuração da comunicação humana, baseada no diálogo e na pluralidade, em oposição à comunicação unívoca e monológica da educação tradicional - marcada pela falta de autonomia e criação.

Palavras-chave: educação, tecnologia e cultura.

ABSTRACT

The diffusion of new technologies in education, mainly, the Internet, has been drawing educators towards a review on categories and concepts, monolitic and redutionist, given by traditional education. The new approach leads to the construction of a new model in which educators reflect critically upon complex and dynamic communication processes represented, mainly, by the hypertextual logic. The site Bocada Forte, our object of study, points to a re-arrangement of human communication based on dialogue and plurality, as opposed to the univocal and monological communication of tradicional education, characterized by the lack of autonomy and creativity.

Key-words: education, technology and culture.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 28 jan. 2005

Texto aprovado em 17 abr. 2005

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  • *
    Parte desse trabalho foi apresentada no Colóquio Internacional "Teoria Crítica e Educação", realizado no período de 13 a 17 de setembro de 2004, Piracicaba, SP. Organização do GEP Teoria Crítica e Educação (Unimep, USFCar e Unesp - Araraquara).
    1 Essa pesquisa caracteriza-se por seu caráter qualitativo e exploratório, uma vez que não adotamos uma abordagem ou discurso de teor universalizante e rígido que sustentasse uma análise numérico-estatística.
    2 Todos os depoimentos apresentados no presente trabalho foram coletados pela mestranda Silvana Isabel Francisco Gloor Campos, em sua dissertação
    Hip Hop na internet: o site
    Bocada Forte como espaço de construção e expressão de uma cultura jovem, 2004.
    3 Foram realizadas entrevistas individuais estruturadas e semi-estruturadas com produtores do site e alguns de seus articulistas. Para as entrevistas, foram utilizadas ferramentas como o Email, Messenger e ICQ, programas que permitem a comunicação
    online, via Internet.
    4 Esse comentário demonstra que "as relações virtuais são estabelecidas através da interação de identidades constituídas pelos participantes com a finalidade de ampliar as experiências, promovendo um enriquecimento de sua 'vida real'" (RIBEIRO, 2001. p. 143).
    5 "Cyberspace - mundo virtual, onde transitam as mais diferentes formas de informação e onde as pessoas que fazem parte da sociedade da informação se relacionam virtualmente, por meios eletrônicos. Termo inventado por Willian Gibson no seu romance Neuromancer, ed. Ace, New York, 1984" (RIBEIRO, 2001, p. 138).
    6 "Rimando" e "Ponto de Vista" são espaços reservados ao público para enviar, respectivamente, rimas e opiniões. No último acesso feito a essas conexões, em 02/05/2004, foram encontrados 5.597 textos de rimas e 1.457 opiniões.
    7 Vozes que representam discursos sociais e consciências diferenciadas.
    8 O conceito de educação tradicional que adotamos nessa pesquisa, sob a perspectiva de uma linguagem dialógica e polifônica, é o de uma educação pronta, acabada, simétrica, na qual diferentes vozes não têm a oportunidade de se manifestarem e interagirem mutuamente para, juntas, construírem conhecimentos novos e intervirem de alguma forma na sociedade. Afinal, "ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção" (FREIRE, 2003, p. 47).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      08 Set 2014
    • Data do Fascículo
      Dez 2005

    Histórico

    • Recebido
      28 Jan 2005
    • Aceito
      17 Abr 2005
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