Open Journal Systems

Apresentação

Maurício Cesar Vitória Fagundes, Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga

Resumo


No mês de setembro deste ano, Paulo Freire completaria 95 anos de existência (19/09/1921). Este Dossiê constitui-se em uma homenagem que a Educar em Revista presta ao Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, educador que tem inspirado movimentos de transformação, no Brasil e no exterior.
Este Dossiê registra as contribuições de Paulo Freire como referência epistemológica suleadora da prática pedagógica e da formação de professores. O legado e a reinvenção da Pedagogia freireana são registrados em pesquisas que anunciam a materialidade desse pensamento atual e fecundo, em diferentes níveis e modalidades da educação pública e no contexto dos movimentos populares. Objetiva-se explicitar as condições em que se deram as diferentes recriações do paradigma de formação permanente, proposto por Paulo Freire, e as contribuições dessas experiências para a prática pedagógica, como proposta contra-hegemônica aos modelos que legitimam a ordem social vigente.


Palavras-chave


Educação; Paulo Freire

Texto completo:

PDF DOI