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Acessibilidade na Universidade Tecnológica Federal do Paraná: análise a partir de relatórios do Inep e do olhar do gestor

José Roberto Herrera Cantorani, Luiz Alberto Pilatti

Resumo


O objetivo do presente estudo é examinar a acessibilidade em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFE). Para a coleta de dados utilizou-se análise documental e entrevista. Na análise documental foram analisados relatórios de 21 cursos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no ano de 2014. Para a entrevista, direcionada à gestão dessa Instituição, o procedimento foi a entrevista semiestruturada. Nos relatórios, pouco há sobre observações dirigidas à acessibilidade. A partir da entrevista verificou-se problemas provenientes de estruturas anteriores à legislação atual e da falta de orçamento para a adaptação dessas estruturas. Conclui-se que os câmpus da UTFPR não atendem integralmente os requisitos legais e normativos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), mas são considerados atendidos nas avaliações do Inep. 

Palavras-chave


Inclusão; Acessibilidade; Avaliação do Ensino Superior

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