Acessibilidade / Reportar erro

A iniciação escolar no contexto das dissertações do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Paraná (p.223)

RESENHAS

Resenha bibliográfica: A iniciação escolar no contexto das dissertações do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Paraná (p.223)

Rejane de Medeiros Cervi

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFPR

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

O Programa de Pós-Graduação em Educação, pelo seu Curso de Mestrado, vem propiciando estudos que incidem direta ou indiretamente sobre o tema da alfabetização. Desde 1980, são catorze as Dissertações apresentadas sobre problemas imediantamente relacionados com a iniciação escolar, seja atinentes à ideologia, às necessidades, à alfabetização em sentido estrito, à iniciação religiosa, seja atinentes à qualificação dos professores das primeiras letras ou a experiências metodológicas locais.

De um modo geral, tais estudos apresentam um caráter de pesquisa piloto.

Na atualidade, há uma maior expansão dos referenciais teóricos e das realidades-objeto das pesquisas. Entre os Projetos de Dissertação registrados junto à Coordenação do Programa e que se somam às abordagens enteriores, figuram: "Aprendizagem da Leitura e da Escrita: um processo de educação permanente", de Verônica Branco; "Um estudo explanatório sobre o pensamento crítico da leitura no Brasil", de Regina Maria H. Cortes; "Interação entre Linguagem e prática no processo de prática de alfabetização", de Maria Cristina N. Evlagón; "Pedagogia da sonoridade: reconstrução de experiência com método Heitor Alimonda", de Valentina Chiamulera; "A ativação do desenvolvimento social na escola de 1º Grau, de 1ª a 4ª série e as implicações na formação do professor", de Nelsi Antonia Pabis Baciuk; "A alfabetização: a representação do processo e do produto pela criança", de Leila Neiva Dias; "Educação de adultos: uma experiência de alfabetização no Jardim Acrópolis", de Azeni de Azevedo Stonoga; "O processo criativo na educação permanente de adultos", de Tânia Stoltz.

Estudos já concluídos:

AUTOR: ARTIGAS, Rita Maria.

TÍTULO: A HISTÓRIA INFANTIL COMO UNIDADE DE EXPERIÊNCIA NA PRIMEIRA ETAPA.

ORIENTADOR: ZÉLIA MILLÉO PAVÃO.

DATA DE DEFESA: 23/08/1984

RESUMO: O presente estudo analisa as vantagens da história infantil como centro globalizador das atividade do currículo e fonte geradora do desenvolvimento dos objetivos propostos para educar. O propósito essencial é demonstrar como as histórias infantis podem ser a unidade integradora dos conteúdos curriculares em unidades de experiências.

AUTOR: BRITO, Mary Therezinha Paes.

TÍTULO: MÉTODO ERASMO PILOTTO - PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E TREINAMENTO DE PROFESSORES EM SERVIÇO.

ORIENTADOR: ZÉLIA MILLÉO BRANDÃO.

DATA DE DEFESA: 25/11/1981

RESUMO: O presente estudo analisa a validade e a eficácia do método Erasmo Pilotto para alfabetização e treinamento docente subjacente em seus resultados no contexto da experiência paranaense.

AUTOR: DOMENICO, Ettiéne Cordeiro Guérios de.

TÍTULO: METODOLOGIA DE ENSINO PARA A INICIAÇÃO MATEMÁTICA FUNDAMENTADA NA TEORIA MONTESSORIANA.

ORIENTADOR: ZÉLIA MILLÉO PAVÃO.

DATA DE DEFESA: 25/11/1988.

RESUMO: Mediante a análise da estrutura lógica inerente aos materiais montessorianos, este trabalho desenvolveu uma metodologia de ensino para a iniciação matemática que prioriza o processo de construção do conhecimento pela criança. Para tanto, redescobre o pensamento de Maria Montessori, atualiza e compatibiliza os materiais específicos para o ensino de matemática em termos do momento escolar e à luz das contribuições teóricas de Piaget e de Z. P. Dienes.

AUTOR: GUIMARÃEs, Maria Ignez de Oliveira.

TÍTULO: A REDAÇÃO ESCOLAR: PROCESSO E PRODUTO DAS CLASSES DE INICIAÇÃO.

ORIENTADOR: ZÉLIA MILLÉO PAVÃO.

DATA DE DEFESA: 10/03/1980.

RESUMO: Verificação dos princípios que orientam a ação pedagógica e se manifestam na escrita dos alunos das séries iniciais, como dados para reflexão sobre as causas da baixa qualidade das produções escritas das classes mais avançadas.

AUTOR: HEIDE, Sonnhilde Else von der.

TÍTULO: VERIFICAÇÃO DA RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A COORDENAÇÃO FÍSICA E O APROVEITAMENTO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR COM CRIANÇAS DE 1ª E 2ª SÉRIES DO 1º GRAU.

ORIENTADOR: MILTON MIRÓ VERNALHA.

DATA DE DEFESA: 30/11/1983.

RESUMO: Aplicação e análise do Teste de Coordenação Física para crianças (KTK) composto por quatro tarefas e de relação dos seus resultados com a aprendizagem em Comunicação e Expressão e Iniciação às Ciências (Matemática) com crianças de 1ª e 2ª séries do 1º grau.

AUTOR: LIMA, Rachel Pereira.

TÍTULO: APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS LINGÜÍSTICOS DE HALLIDAY NA ANÁLISE DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO.

ORIENTADOR: MARCOS EDUARDO KLÜPPEL.

DATA DE DEFESA: 27/10/1982.

RESUMO: O estudo situa o ensino da Língua Portuguesa com base nos princípios lingüísticos e metodológicos de halliday, mediante pesquisa junto aos professores, análise de planos de ensino e livro didático de Língua Portuguesa de 5ª série das Escolas da Rede Municipal de Curitiba.

AUTOR: PASSOS, Maria Elisabeth Miguel.

TÍTULO: NECESSIDADES PEDAGÓGICAS DAS CRIANÇAS QUE FREQÜENTAM AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO DE 1º GRAU NAS ESCOLAS DE PERIFERIA: UM ESTUDO EM CURITIBA.

ORIENTADOR: LILIAN ANNA WACHOWICZ.

DATA DE DEFESA: 16/12/1984.

RESUMO: Este trabalho levanta necessidades pedagógicas das crianças que freqüentam as escolas da periferia de Curitiba, que oferecem ensino de 1ª a 4ª série, na rede municipal.

AUTOR: PEIXOTO, Maria Inês Hamann.

TÍTULO: ANÁLISE DOS RESULTADOS GLOBAIS E PARCIAIS OBTIDOS NOS NÍVEL SÓCIO-ECONÔMICO E DA INTERAÇÃO PARA LEITURA DA ESCRITA.

ORIENTADOR: KARL MICHAEL LORENZ.

DATA DE DEFESA: 18/09/1980.

RESUMO: O estudo verifica o efeito do nível sócio-econômico e da pré-escolaridade sobre o índice de prontidão para leitura e escrita.

AUTOR: PEREIRA, Aparecida Tavarnaro.

TÍTULO: A PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO DE 1º GRAU: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.

ORIENTADOR: ONILZA BORGES MARTINS.

DATA DE DEFESA: 07/12/1987.

RESUMO: Reflexão crítica sobre o papel da Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado na formação do educador para as séries iniciais do ensino de 1º grau.

AUTOR: PEREIRA, Doris Beatriz Gonçalves.

TÍTULO: A QUALIFICAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR E O FRACASSO ESCOLAR - UM ESTUDO DE CASO.

ORIENTADOR: LILIAN ANNA WACHOWICZ.

DATA DE DEFESA: 30/03/1984.

RESUMO: Este estudo, realizado em uma escola subordinada à rede municipal de Curitiba, procurou analisar diferentes fatores que explicam o fracasso escolar evidenciado na primeira série de 1º grau, enfatizando a importância dos fatores intra-escolares e, dentre estes, o qualificação docente.

AUTOR: PEREIRA, Vera Libretti.

TÍTULO: A NOÇÃO DE CONSERVAÇÃO ENTRE CRIANÇAS DE 1ª SÉRIE DO 1º GRAU, PROVENIENTES DE DIFERENTES NÍVEIS SÓCIO-ECONÔMICO-CULTURAIS, EGRESSAS E NÃO EGRESSAS DE CLASSES DE PRÉ-ESCOLARIZAÇÃO.

ORIENTADOR: HELOÍSA LÜCK.

DATA DE DEFESA: 07/03/1983.

RESUMO: O estudo busca determinar o estágio de desenvolvimento da noção de conservação de alunos da 1ª série do 1º grau de baixo e alto nível sócio-econômico egressos e não egressos de classes de pré-escolarização e verificar a influência das variáveis: nível sócio-econômico (NSE) e pré-escolaridade, como também a interação entre ambas, no desenvolvimento da noção de conservação.

AUTOR: RODRIGUES, Marlene.

TÍTULO: A IDEOLOGIA DAS PRIMEIRAS LETRAS NOS CAMPOS DO BRASIL DAS RELAÇÕES ENTRE A QUESTÃO IDEOLÓGICA DA TERRA E A POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA CAMPONESA.

ORIENTADOR: ONILZA BORGES MARTINS.

DATA DE DEFESA: 18/11/1986.

RESUMO: Esta é uma dissertação que trata das relações existentes entre a situação da exploração e expropriação do camponês brasileiro pelo capital e os conteúdos políticos e ideológicos das cartilhas produzidas pelo governo militar entre 1979 e 1983 para a alfabetização da criança camponesa.

AUTOR: WICHERT, Helena Passos.

TÍTULO: BASES TEÓRICAS PARA DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO RELIGIOSA NA PRÉ-ESCOLA/ UM ENFOQUE DA EDUCAÇÃO INTEGRADA ECUMÊNICA DESTINADA À ESCOLA PÚBLICA.

ORIENTADOR: ELPÍDIO MARCULINO CARDOSO.

DATA DE DEFESA: 02/08/1982.

RESUMO: Pesquisa bibliográfica sobre o ensino religioso no contexto histórico da escola pública brasiliera e elaboração de uma proposta de educação religiosa integrada ecumênica com base no estudo dos interesses, necessidades e características do desenvolvimento da criança.

AUTOR: ROMANOWSKI, Joana Paulin.

TÍTULO: NECESSIDADES EDUCACIONAIS DAS COMUNIDADES DE PERIFERIA URBANA - IMPLICAÇÕES NAS PROPOSIÇÕES CURRICULARES.

ORIENTADOR: HELOÍSA LÜCK.

DATA DE DEFESA: 24/04/1985.

RESUMO: Investigou-se junto a cinqüenta (50) pais a Escola Municipal Albert Schweitzer, localizada na periferia de Curitiba, a relação entre os conteúdos que são considerados importantes e necessários na escola e os conteúdos que ocorrem no contexto do currículo escolar.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1989
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br