Acessibilidade / Reportar erro

A formação profissional do bibliotecário no curso de biblioteconomia e documentação da Universidade Federal do Paraná

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

A formação profissional do bibliotecário no curso de biblioteconomia e documentação da Universidade Federal do Paraná

Marina Zeni Guedes

Coordenadora do Curso de Biblioteconomia. Mestre em Educação pela UFPR. Professor Adjunto do Departamento de Biblioteconomia da UFPR

INTRODUÇÃO

O novo currículo mínimo de biblioteconomia foi aprovado em 1982 pelo Parecer nº 460/82 do Conselho Federal de Educação, após vinte anso de vigência do primeiro currículo mínimo.

As instituições de ensino superior que mantêm cursos de biblioteconomia constribuíram para que o novo currículo mínimo fosse estabelecido, participando desde 1977 de estudos e discussões da proposta apresentada pela Associação Brasileira de Ensino de Biblioteconomia e Documentação (ABEBD).

O Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Paraná se fez representrar na Comissão Nacional criada pela ABEBD para elaborar a proposta que foi amplamente discutida por pessoas e instituições ligadas à formação e atuação profissionais do bibliotecário.

A nível local, desde 1981, estudos sistemáticos têm sido desenvolvidos pelos professores do Departamento de Biblioteconomia, com a participação de representantes discente, para formular o currículo pleno do Curso de Biblioteconomia e Documentação e adequá-lo ao novo currículo mínimo, aos desenvolvimentos da biblioteconomia e às necessidades do mercado de trabalho.

A análise, discussão e revisão de conceitos relacionados a aspectos como o perfil do bibliotecário, filosofia da formação profissional e objetivos do Curso, precederam a montagem do anteprojeto, aprovado como Resolução nº 14/83 do Conselho de Ensino e Pesquisa, em vigência a partir de 1984. (Anexo)

TIPO DE PROFISSIONAL REQUERIDO PELO MERCADO DE TRABALHO

O bibliotecário é o profissional que capta, seleciona, reúne, organiza e dissemina o conhecimento - registrado em materiais bibliográficos e multimeios, e a informação não processada - com vistas a facilitar o acesso do usuário à informação adequada às suas necessidades e gostos, por sistemas estruturados e/ou informais.

Há no Brasil uma grande variedade de campos de trabalho atuais ou potenciais, desde a biblioteca infantil e os serviços às populações semi-alfabetizadas e grupos minoritários (deficientes físicos, detentos, hospitalizados, etc.) até o atendimento aos pesquisadores nas áreas mais avançadas da ciência. Portanto, o País precisa de bibliotecários solidamente treinados, criativos e adaptáveis, que sejam provedores da informação para qualquer finalidade que se faça requisito.

Em todos os níveis é necessário conquistar e treinar usuários potenciais e reais pata o gosto pela leitura. Precisa-se de bibliotecários profundamente conhecedores das fontes de acesso à literatura de qualquer assunto e da maneira de organizá-la e recuperá-la, compreendendo a necessidade da informação para o desenvolvimento individual e social. Os procedimentos técnicos para tal organização e recuperação dever ser amplos e firmes, para se conservarem na devida perspectiva: não como barreiras através das quais os bibliotecários se refugiem dos leitores, mas como instrumentos para mais eficinentemente servir os usuários.

Precisa-se de bibliotecários que explorem todas as possibilidades de racionalização e cooperação, evitando o desperdício de tempo e de energia com tarefas repetitivas que os afastem de sua verdadeira função de intermediários entre usuários e informação; que façam uso da psicologia no atendimento do usuário em qualquer nível; que tenham bom conhecimento de campos afins, como a Informática, Telemática, Microinformática, e Microfilmagem; que se entrossem com os analistas de sistemas e que até tenham noções de Engenharia e Arquitetura para compartilhar com os profissionais dessa área na elaboração de projetos ideais de bibliotecas e centros de informação.

O mercado de trabalho nem sempre leva em conta as necessidades potenciais; seria preciso que os bibliotecários continuassem commo verdadeiros cruzados, lutando para se estabelecerem onde ainda se consideram dispensáveis.

O bibliotecário precisa estar ciente de que a informação organizada, atualizada e disponível à sociedade é de valor inestimável para o nosso desenvolvimento e portanto vital para a nossa sobrevivência como povo e nação livres, soberanos e civilizados.

FILOSOFIA DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO FACE ÀS MUDANÇAS SOCIAIS

A informação considerada como energia, é na sociedade atual, um bem de consumo cada vez mais importante. A informação é essencial na tomada de decisões, na pesquisa, na educação formal e informal, na sobrevivência física e social, assim como nos usos recreativos dos meios de comunicação. O bibliotecário deve prever as múltiplas necessidades que o homem e a sociedade terão da informação e do conhecimento. O estabelecimento de metas atingíveis e mensuráveis possibilita a contínua avaliação, considerando a interação com outras agências e instituições. Em cumprimento ao papel social que exerce na transferência da informação o bibliotecário deve educar-se continuamente, pesquisando as melhores respostas e os serviços mais eficientes em benefício do usuário, cujas necessidades de informação constituem a razão de ser da profissão.

Decorrentes da filosofia de formação profissional, foram expressos os objetivos do Curso de Biblioteconomia e Documentação - considerando a tríplice função da Universidade - na expectativa de habilitar profissionais conforme delineado no perfil do bibliotecário.

OBJETIVOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO

A) Em relação ao ensino:

- orientar o aluno quanto às reais e potenciais áreas de atuação como profissional, oferecendo-lhe uma formação básica prática, humanística e tecnológica;

- enfatizar a função social do desempenho profissional.

B) Em relação à pesquisa:

- ampliar o corpo do conhecimento da própria biblioteconomia;

- incentivar a utilização da pesquisa como meio de adquirir subsídios para avaliar o desempenho profissional;

- incentivar o profissional a atual perante as mudanças do meio social com esforços de adaptação, captação e transformação contínuas.

C) Em relação à extensão:

- promover reuniões de estudo e debates com profissionais não docentes para opinarem quanto:

- à capacidade profissional dos egressos do Curso;

- à participação que o Curso poderia ter em busca de soluções aos problemas da área de atuação dos bibliotecários;

- às possíveis áreas de extensão do ensino.

- promover - em conjunto com associações de classe - uma educação contínua aos profissionais em geral, por meio de atividades de atualização como cursos, palestras, conferências, congressos, etc.

- implantar e organizar serviços que atendam a demanda implícita e explícita de informações da comunidade, de modo a permitir ao futuro profissional ampliar o seu campo de atuação.

A formção profissional decorre da filosofia expressa, dos objetivos so Curso e da visão que se tem do bibliotecário como profissional habilitado a interagir com a informação e os usuários desta.

A responsabilidade da instituição de ensino superior na realidade é dar condições de ingresso na profissão, jamias poderá dar, nem o profissional considerar a formação acabada, pois esta deverá ser ativamente elaborada pela vida afora.

Constam, a seguir a Resolução nº 14/83-CEP, o fluzograma de periodização recomendada e ementas de disciplinas obrigatórias do Curso de Biblioteconomia e Documentação da UFPR.

ANEXOS

Resolução nº 14/83-CEP: estabelece o currículo pleno do Curso de Biblioteconomia e Documentação, do Setor de Educação, UFPR.

Fluxograma de periodização da Res. 14/83-CEP

Ementas de disciplinas obrigatórias do Curso de Biblioteconomia e Documentação.

RESOLUÇÃO Nº 14/83-CEP

Estabelece o currículo pleno do Curso de Biblioteconomia e Documentação, do Setor de Educação.

O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, órgão normativo, consultivo e deliberativo da administração superior, no uso de suas atribuições conferidas pelo artigo 21 do Estatuto da Universidade Federal do Paraná, RESOLVE:

Art. 1º - O currículo pleno do Curso de Biblioteconomia e Documentação, do Setor de Educação, é constituído das seguintes matérias com seu desdobramento em disciplinas, práticas educativas e práticas profissionais:

Anexo Anexo

§ 1º - As atividades escolares serão distribuódas em 04 (quatro) anos, sendo vedada a formação do Bacharel em Biblioteconomia em menos de 04 (quatro) ou mais de 06 (seis) anos.

§ 2º - A carga horário semanla poderá oscilar entre o mínimo de 16 (dezesseis) e o máximo de 30 (trinta) horas, excluídas as atividades de Educação Física.

§ 3º - O estágio, como atividade curricular obrigatória e supervisionada por um bibliotecário, deservolver-se-á em bibliotecas credenciadas pela Coordenação do Curso, por alunos aprovados em todas as disciplinas até o 3º ano, no total de 270 (duzentas esetenta) horas, correspondentes a 06 (seis) créditos.

§ 4º - A Prática Profissional em Biblioteconomia consistirpa na implantação de um projeto de criação e/ou modificação de um serviço bibliotecário, desenvolvido na disciplina de Planejamento Bibliotecário, sob orientação e supervisão de docentes.

Art. 3º - O aluno deverá obter no mínimo 60 (sessenta) horas de disciplinas optativas.

§ 1º - Uma disciplina optativa, no mínimo deverá ser do Departamento de Biblioteconomia.

§ 2º - As disciplinas optativas ofertadas em cada semestre serão divulgadas pela Coordenação do Curso, por ocasião da rematrícula.

Art.4º - Esta Resolução entre em vigos no ano letivo de 1984 para os novos alunos.

§ 1º - Os currículos estabelecidos pelas Resoluções nºs 73/75-CEP e 34/81-CEP continuarão em vigor, em caráter transitório para os alunos anteriores a 1984.

§ 2º - Os alunos que forem alcançados pelo novo currículo terão seus créditos adaptados pelo Colegiado do Curso.

Sala de Sessões, em 27 de setembro de 1983.

Anexo Anexo

Anexo Anexo

EMENTAS DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO

Não foram incluídas aqui, as ementas das disciplinas de Educação Física e Estudos de Problemas Brasileiros.

EB025 - AUTOMAÇÃO EM BIBLIOTECAS

Carga Horária: 60h/a Créditos: 3

Pré-requisito: EB216 - Meios de Controle Bibliográfico

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: Fundamentos de Análise de Sistemas. Instrumentos para descriação de sistemas. Análise de sistemas de bibliotecas. Tecnologia de processamento de dados. Aplicação de computadores em bibliotecas. Experiência brasileira em automação de bibliotecas. Implicações da automação em bibliotecas.

EB320 - CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Carga Horária: 60h/a Créditos: 3

Pré-requisito: EB322 - Fontes de Informação Especializada

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: Biblioteconomia, documentação, ciência da informação, informática: definições, histórico. Fenômenos e problemas básicos: informação processos de comunicação. Documentos e literatura: comportamento do conhecimento e das literaturas de assuntos. Relevância. Sistemas de armazenagem e recuperação da informação: estrutura. Centros ou serviços de análise da informação. As operações de coleta, organização, armazenagem, recuparação, transmissão e utilização da informação nos sistemas de armazenagem e recuperação da informação. Armazenagem e recuperação dos documentos de arquivo.

EB219 - DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Carga Horária: 60h/a Créditos: 3

Pré-requisito: EB322 - Fontes de Informação Especializada

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: Serviço de referência: conceituação, histórico, modalidades. Desenvolvimento de serviços ao público: identificação, estruturação e avaliação de atividades direta e indiretamente relacionadas com o público. Relacionamento de serviços ao público em tipos específicos de sistemas de informação. Recursos humanos para atendimento ao público.

EB324 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Carga Horária: 270h/a Créditos: 6

Pré-requisito: EB416 - Linguagem de Indexação II

EB219 Disseminação da Informação

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: Caracterização da biblioteca. Atividades culturais na biblioteca: montagem de exposições e hora do conto. Atividades de extensão: bibliotecas ambulantes. Seleção e aquisição. Preparo físico e técnico do acervo. Disseminação da informação.

EB038 - ESTUDO DE USUÁRIOS

Carga Horária: 45h/a Créditos: 3

Pré-requisito: HC091 - Métodos e Técnicas de Pesquisa Social

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: A biblioteca e os usuários. Estudos de comportamento de usuários e usos da informação. Métodos e técnicas aplicadas aos estudos de usuários. Projetos para estudo de comportamento de usuários e uso dos sistemas de informação.

EB411 - FONTES DE INFORMAÇÃO A

Carga Horária: 180h/a Créditos: 3

Pré-requisito: EB410 - Fundamentos de Biblioteconomia

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: Materia de referência. Dicionários gerais. Enciclopédias gerais. Anuários e almanaques. Indicadores e manuais. Fontes bibliográficas. Fontes geográficas. Bibliografias e Fontes bibliográficas gerais. Técnica do levantamento bibliográfico.

EB322 - FONTES DE INFORMAÇÃO ESPECIALIZADA

Carga Horária: 60h/a Créditos: 3

Pré-requisito: EB411 - Fontes de Informação A

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: Principais fontes de informação em humanidade e ciências sociais em geral. principais fontes de informações em ciências puras e tecnologia em geral. Principais fontes de informação em assuntos específicos. Elaboração de guia bibliográfico em assunto específico.

EB052 - FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

Carga Horária: 60h/a Créditos: 4

Pré-requisito: EB327 - Fundamentos de Administração de Bibliotecas

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: Métodos de avaliação de coleções. Estudo da comunidade, estudo de usuários. Avaliação e seleção dos diversos tipos e materiais. Descarte. Política e desenvolvimento de coleções.

EB327 - FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO DE BIBLIOTECAS

Carga Horária: 60h/a Créditos: 4

Pré-requisito: EB410 - Fundamentos em Biblioteconomia

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: Administração na biblioteca. Funções do bibliotecário como gerente. Planejamento, organização, direção e controle. A biblioteca como organização. Processo decisório: teoria de sistemas. Orçamento em bibliotecas. Instrumentos de análise administrativa.

EB410 - FUNDAMENTOS EM BIBLIOTECONOMIA

Carga Horária: 120h/a Créditos: 4

Pré-requisito: não tem

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: Biblioteconomia, documentação, ciência da informação: organização de atividade profissional. Informação e comunidade: necessidades sociais, educação, cultura e leitura. Informação, ciência e desenvolvimento. Suportes da informação e estruturas da literatura. Sistemas de informação: história dos sistemas de informação. Características e interação no contexto social, político e econômico atual. Organização de um sistema de informação: planejamento, administração e serviços operacionais. Uso dos sistemas de informação: a pesquisa bibliográfica. Reprografia.

HH039 - HISTÓRIA DA CULTURA I

Carga Horária: 60h/a Créditos: 4

Pré-requisito: não tem

Departamento: História

EMENTA: Introdução ao estudo do desenvolvimento cultural do homem desde as civilizações antigas até a Europa medieval através dos seus aspectos sócio-religiosos, artísticos, literários, técnicos e científicos.

HH040 - HISTÓRIA DA CULTURA II

Carga Horária: 60h/a Créditos: 4

Pré-requisito: não tem

Departamento: História

EMENTA: Introdução ao estudo do desenvolvimento cultural da civilização ocidental através de seus aspectos sócio-religiosos, artísticos, literários, técnicos e científicos. Introdução ao estudo da cultura brasileira.

HH041 - HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Carga Horária: 60h/a Créditos: 4

Pré-requisito: não tem

Departamento: História

EMENTA: Estudo do Brasil contemporâneo, enfocando aspectos políticos, sociais e econômicos, a partir da discussão do papel do estado e das classes dominantes no processo de expansão capitalista.

HP050 - INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA II

Carga Horária: 60h/a Créditos: 4

Pré-requisito: não tem

Departamento: Psicologia

EMENTA: Definição de diferentes perspectivas psicológicas. Grupos sociais e socialização dinâmica de grupos, percepções, persuasão e conformismo. Atitudes: desenvolvimento moral, atitudes e conflito. Motivações, necessidades, motivo e frustração. Lideranças; líderes e lideranças; dinâmica do processo em relação ao grupo. Relacionamento humano no dia a dia: normal, anormal, tensões e esforços cotidianos. Doença mental.

HE447 - LÍNGUA INSTRUMENTAL INGLÊS

Carga Horária: 120h/a Créditos: 6

Pré-requisito: não tem

Departamento: Letras Estrangeiras Modernas

EMENTA: Compreensão de textos científicos controlados, semi-controlados e autênticos contendo informações sobre Biblioteconimia. Compreensão oral de textos científicos controlados, semi-controlados e autênticos, contento informações sobre Biblioteconimia. Prática em Inglês social I: cumprimentos, dados pessoais e profissionais. Prática em Inglês social II: pedidos, ordens, pedidos de informação e outros.

HL401 - LÍNGUA PORTUGUESA A

Carga Horária: 120h/a Créditos: 6

Pré-requisito: não tem

Departamento: Lingüística, Letras Clássicas e Vernáculas

EMENTA: Língua e cultura. Elementos do processo de comunicação. Acentuação, pontuação, ortografia. Estudo de textos literários e textos sobre atualidades. Leitura e estudo de obras de autores nacionais e estrangeiros atuais. Prática de leitura em voz alta. Distinção entre resumo, paráfrase e interpretação. Práticas nas principais modalidades de comunicação oral. Prática nas principais modalidades de redação.

EB415 - LINGUAGEM DE INDEXAÇÃO I

Carga Horária: 150h/a Créditos: 8

Pré-requisito: EB410 - Fundamentos de Biblioteconomia

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: Indexação: conceitos gerais. Metodologia da indexação e da análise temática. Análise temática: padronização e prática. Linguagens de indexação verbais: índices, cabeçalhos de assunto, tesauros. Classificação e Indexação. Linguagem de Indexação notacional. Classficação Decimal de Dewey (CDD). Número de chamada. Aplicação da CDD.

EB416 - LINGUAGEM DE INDEXAÇÃO II

Carga Horária: 150h/a Créditos: 8

Pré-requisito: EB415 - Linguagem de Indexação I

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: A Classificação Decimal Universal (CDU): histórico, estrutura, notação, publicação. Prática de classificação CDU: tabelas auxiliares e pricipais.Uso da CDU no catálogo classificado. Índice alfabético do catálogo: indexação em cadeia. Sistema de classificação bibliográfica até o século XIX. Sistema de classificação bibliográfica do século XX. Sistema de classificação bibliográfica para campos especiais, fontes de referência para estes sistemas.

HL068 - LITERATURA COMPARADA PORTUGUESA E BRASILEIRA

Carga Horária: 60h/a Créditos: 4

Pré-requisito: não tem

Departamento: Lingüística, Letras Clássicas e Vernáculas

EMENTA: A literatura portiguesa das origens a Gil Vicente. O Renascimento e o maneirismo em Portugal. As origens da literatura brasileira: o espírito de nacionalidade e seu registros na historiografia literária brasileira. Do barroco ao arcadismo: caracterização dos períodos e tendências estéticas nas literaturas portuguesa e brasileira. Modernismo e atualidade na literatura portuguesa. Modernismo e atualidade na literatura brasileira.

HF003 - LÓGICA

Carga Horária: 45h/a Créditos: 3

Pré-requisito: não tem

Departamento: Filosofia

EMENTA: Conceito. Tempo. Juízo. Proposição. Raciocínio. Silogismo categórico e condicional. Raciocínios enganosos. Demonstração.

HL067 - MANIFESTAÇÕES LITERÁRIAS NO PARANÁ

Carga Horária: 60h/a Créditos: 4

Pré-requisito: não tem

Departamento: Lingüística, Letras Clássicas e Vernáculas

EMENTA: A situação particular das manifestações literárias no Paraná. A literatura da fase das principais manifestações culturais. A literatura como sistema: de O Cenáculo. O primeiro momento decisivo. Da literatura de permanência aos antecedentes de 22. A atualidade: as tendências contemporâneas.

EB126 - MEIOS DE CONTROLE BIBLIOGRÁFICO

Carga Horária: 60h/a Créditos: 4

Pré-requisito: EB322 - Fontes de Informação Especializada

EB414 - Representação Descritiva

Departamento: Lingüística, Letras Clássicas e Vernáculas

EMENTA: Produção da representação bibliográfica: produtos de representação bibliográfica. Controle bibliográfico universal. Controle bibliográfico no Brasil.

EB407 - METODOLOGIA DA PESQUISA EM BIBLIOTECONOMIA

Carga Horária: 60h/a Créditos: 6

Pré-requisito: EB416 - Linguagem de Indexação II

EB320 - Ciência da Informação

EB412 - Métodos Quantitativos em Biblioteconomia

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: Natureza e tipos de pesquisa. Pesquisa em Biblioteconomia e ciência da informação. O problema. Hipóteses. A investigação em bibliotecas. Método experimental. Método Histórico. Métodos descritivos. Coleta de dados. Tipos de estudos aplicáveis em biblioteconomia e ciência da informação: análise de conteúdo, anláise sociométrica, técnica de Delfos, estudo decasos, biblioteconomia comparada, pesquisa de avaliação, pesquisa de custos, pesquisa operacional. Política de pesquisa. Escolha e proposta de um problema individual de pesquisa. Análise e treinamento quantitativo de pesquisa. Análise e treinamento quantitativo dos dados dos projetos individuais. O informe de pesquisa: estrutura, redação, apresentação.

HC091 - METÓDOS E TÉCNICAS DE PESQUISA SOCIAL

Carga Horária: 45h/a Créditos: 3

Pré-requisito: não tem

Departamento: Comunicação e Ciências Sociais

EMENTA: Dimensão da Pesquisa Social. Métodos de pesquisa. Planejamento da pesquisa. Técnicas de pesquisa. Instrumentos de coleta de dados. Amostragem. Análise e interpretação. Projeto de pesquisa.

EB412 - METÓDOS QUANTITATIVOS EM BIBLIOTECONOMIA

Carga Horária: 90h/a Créditos: 4

Pré-requisito: HC091 - Métodos e Técnicas de Pesquisa Social.

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: Visão sistêmica de bibliotecas e congêneres. Estatística descritiva. Estatística inferencial. Elaboração de tabelas e gráficos. Aplicação de métodos quantitativos em biblioteconomia: avaliação de bibliotecas e serviços, bibliometria.

EB053 - ORGANIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS

Carga Horária: 90h/a Créditos: 5

Pré-requisito: EB052 - Formação e Desenvolvimento de Coleções

EB415 - Linguagem de Indexação I

EB414 - Representação Descritiva

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: Registro e armazenagem de coleções. Conservação de coleções. Organização de serviços: circulação, referência, extensão. Atividades cooperativas. Avaliação de serviços técnicos e de referência.

EB204 - PLANEJAMENTO BIBLIOTECÁRIO

Carga Horária: 90h/a Créditos: 5

Pré-requisito: EB038 - Estudos de Usuários

EB219 - Disseminação da Informação

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: Natureza e tipos de pesquisa. Pesquisa em Biblioteconomia e ciência da informação. O processo de planejamento. Sistema econômico. Planejamento econômico no Brasil. Sistema bibliotecário. Planejamento bibliotecário. Prédios e instalações de bibliotecas. Planejamento de um sistema de bibliotecas. Projeto. Plano anual de trabalho.

EB051 - PRÁTICA PROFISSIONAL EM BIBLIOTECONOMIA

Carga Horária: 90h/a Créditos: 3

Pré-requisito: EB204 - Planejamento Bibliotecário

EB324 - Estágio Supervisionado

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: Implantação de projetos para criação e reorganização de serviços bibliotecários. Elaboração e aplicação de programas de treinamento de usuários.

EB413 - PRODUÇÃO DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO

Carga Horária: 90h/a Créditos: 6

Pré-requisito: HH040 - História da Cultura II

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: As primeiras manifestações de registro do conhecimento humano e seu armazenamento. O registro do conhecimento humano na Idade Média. A imprensa e seu papel no registro e divulgação do conhecimento. As correntes filosóficas, científicas e seu papel no registro e armazenagem do conhecimento. Produção, comercialização e distribuição dos registros do conhecimento e suas implicações. Barreiras no fluxo de informação registradas.

EB414 - REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA

Carga Horária: 150h/a Créditos: 8

Pré-requisito: EB410 - Fundamentos de Biblioteconomia

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: Iniciativas de normalização nacional e internacional. Princípios de normalização nacional e internacional. Formas de representação bibliográfica e catalogação para material bibliográfico e multimeios. Leitura técnica em função da catalogação. Código de catalogação Anglo-Americano, 2ª educação. Pontos de acesso - entradas principais, adicionais e referências - para materiais bibliográficos e multimeios, e aplicação aos diferentes instrumentos a que se destinam. Organização de instrumentos bibliográficos. História e crítica da catalogação nos Século XIX e XX.

EB026 - SEMINÁRIO SOBRE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Carga Horária: 45h/a Créditos: 3

Pré-requisito: EB204 - Planejamento Bibliotecário

EB324 - Estágio Supervisionado

Departamento: Biblioteconomia

EMENTA: Profissão e profissionalismo. Estruturação profissional. Ética profissional. Mercado de trabalho. Divulgação profissional. Cooperação comunitária. Problemas brasileiros de biblioteconomia.

HC444 - TEORIA DA INFORMAÇÃO

Carga Horária: 60h/a Créditos: 4

Pré-requisito: não tem

Departamento: Comunicação e Ciências Sociais

EMENTA: Fundamentos científicos da comunicação. Teoria matemática da informação. Modelos de Comunicação. Mensagem e códigos. Fluxos de informação. Comunicação humana. Comunicação interpessoal. Comunicação pública. Comunicação política. Doutrina dos meios de comunicação. Meios de comunicação de massa. Formação da opinião pública. Efeitos sociais da comunicação de massa. Insdústria cultural. Tecnologia da informação. Cibernática: conceitos e visão histórica. Informática e controle da informação. Telemática: microfilmagem e vídeo-texto.

Anexo

Anexo

Anexo

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1985
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br