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A importância da neuropsicologia para a educação

Resumo

Diante das significativas mudanças socioculturais e dos rápidos avanços tecnológicos e científicos do mundo, a educação, como área de estudo e intervenção, viu-se diante da necessidade de uma avaliação de alguns de seus conceitos e atuações, a fim de poder acompanhar e corresponder às demandas do mundo moderno. O processo de ensino-aprendizagem, seus desvios e o tão indesejado fracasso escolar, transformaram-se em grandes desafios. A neuropsicologia vem promover a elucidação da relação entre os processos mentais e os sistemas neurofracionais envolvidos na aprendizagem, um diagnóstico mais claro e descritivo das alterações deste processo, assim como uma proposta moderna de intervenção.


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

A importância da neuropsicologia para a educação

Tatiana I. J. de Sá RiechiI; Egídio José RomanelliII

IProfessora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná

IIProfessora do Dpto. de Psicologia da Universidade Federal do Paraná

RESUMO

Diante das significativas mudanças socioculturais e dos rápidos avanços tecnológicos e científicos do mundo, a educação, como área de estudo e intervenção, viu-se diante da necessidade de uma avaliação de alguns de seus conceitos e atuações, a fim de poder acompanhar e corresponder às demandas do mundo moderno. O processo de ensino-aprendizagem, seus desvios e o tão indesejado fracasso escolar, transformaram-se em grandes desafios. A neuropsicologia vem promover a elucidação da relação entre os processos mentais e os sistemas neurofracionais envolvidos na aprendizagem, um diagnóstico mais claro e descritivo das alterações deste processo, assim como uma proposta moderna de intervenção.

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  • DURRANT, J. A decade of research on learning disabilities: a report card on the state of literature. Journal of leaming disabilities, v. 27 n.1 p. 25-33, 1994.
  • FONSECA, V. Introdução às dificuldades de aprendizagem Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
  • GADDES, W. Applied educational neuropsychology: theories and problems. Journal of learning disabilities, v.16, n.9, 1983.
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  • NOGAREC, C; INGBERMAN, Y. Neuropsicologia? Por que eu educador devo conhecê-la Curitiba, 1993.
  • SPERB, D. Problemas gerais de currículo. Porto Alegre: Globo, 1979.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1996
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