Acessibilidade / Reportar erro

A formação dos professores nos cursos de magistério de segundo grau

Resumo

A importância do tema proposto é inquestionável e sua relevância se destaca, particularmente, na análise da sociedade brasileira que ainda não universalizou o ensino fundamental - quer em termos de acesso a todos que a ela tem direito, quer em termos da permanência que garanta a estes a conclusão da escolarização mínima necessária à sua participação social, econômica e política. Para analisar a relação entre democratização da escola e a atuação do professor nas séries iniciais do ensino fundamental é necessário retomar historicamente a organização e o funcionamento dos seus cursos de formação como um dos eixos centrais desta questão, que envolve uma ampla trama de fatores de ordem política e econômica. Cabe destacar, neste processo, a história das lutas mais recentes, que se desenvolvem desde o período da Constituinte na década de 80, até a aprovação (à nossa revelia enquanto educadores) do projeto de LDB do senador Darcy Ribeiro, em 25 de outubro de 1995. É neste contexto que se reafirma a necessidade de buscar novas estratégias que apontem para a escola pública, gratuita, universal e de qualidade que tem mobilizado os esforços da nossa sociedade civil organizada, como é o caso da ANFOPE. E aqui, o conteúdo da formação dos professores é um fator decisivo no conjunto das condições necessárias para construir a escola e a sociedade que queremos. Este conteúdo deve ser definido a partir destas necessidades, mas tendo em vista as condições objetivas que o momento histórico apresenta, para que possamos consubstanciar a proposta possível, dadas as adversidades que nos tem imposto o avanço das forças neoliberais.


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

A formação dos professores nos cursos de magistério de segundo grau* * Palestra proferida no IV Seminário Estadual da ANFOPE -Coordenação do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, 24 de novembro de 1995.

Rose Meri Trojan

Professora do Departamento de Planejamento e Administração Escolar do Setor de Educação

RESUMO

A importância do tema proposto é inquestionável e sua relevância se destaca, particularmente, na análise da sociedade brasileira que ainda não universalizou o ensino fundamental - quer em termos de acesso a todos que a ela tem direito, quer em termos da permanência que garanta a estes a conclusão da escolarização mínima necessária à sua participação social, econômica e política. Para analisar a relação entre democratização da escola e a atuação do professor nas séries iniciais do ensino fundamental é necessário retomar historicamente a organização e o funcionamento dos seus cursos de formação como um dos eixos centrais desta questão, que envolve uma ampla trama de fatores de ordem política e econômica. Cabe destacar, neste processo, a história das lutas mais recentes, que se desenvolvem desde o período da Constituinte na década de 80, até a aprovação (à nossa revelia enquanto educadores) do projeto de LDB do senador Darcy Ribeiro, em 25 de outubro de 1995.

É neste contexto que se reafirma a necessidade de buscar novas estratégias que apontem para a escola pública, gratuita, universal e de qualidade que tem mobilizado os esforços da nossa sociedade civil organizada, como é o caso da ANFOPE. E aqui, o conteúdo da formação dos professores é um fator decisivo no conjunto das condições necessárias para construir a escola e a sociedade que queremos. Este conteúdo deve ser definido a partir destas necessidades, mas tendo em vista as condições objetivas que o momento histórico apresenta, para que possamos consubstanciar a proposta possível, dadas as adversidades que nos tem imposto o avanço das forças neoliberais.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • OLIVEIRA, Juarez de. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 11.Ş ed. atual, e ampl. São Paulo: Saraiva, 1955.
  • FERRETI, Celso J.; MADEIRA,Felícia R.; ZIBAS,Dagmar M. L.; FRANCO,Maria Laura P. B. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.
  • GENTILE, Pablo; SILVA, Tomás Tadeu. Neoliberalismo, qualidade total e educação:visões críticas. Petrópolis: Vozes, 1994.
  • GONÇALVES, Carlos Luiz; PIMENTA, S. Garrido. Revelando o ensino de 2.ş grau: propondo a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1990.
  • NUNES, Andrea C.; TAVARES, Tais M.; TROJAN, Rose Meri. Análise da implantação da proposta curricular do curso de magistério de 2.ş grau da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, no período de 1990 a 1994. (Relatório de pesquisa). Curitiba: UFPR, 1995.
  • PIMENTA, Selma G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1994.
  • RIBEIRO, Maria Luiza S. História da educação brasileira: a organização escolar. São Paulo: Moraes, 1981.
  • *
    Palestra proferida no IV Seminário Estadual da ANFOPE -Coordenação do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, 24 de novembro de 1995.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      06 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 1997
    Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
    E-mail: educar@ufpr.br