Acessibilidade / Reportar erro

A organização escolar e a construção da contra-hegemonia burguesa

Resumo

Num contexto de internacionalização das economias nacionais, em que o mercado parece exercer o papel de árbitro de todas as relações humanas, e em que o mundo parece estar sendo reduzido a um grande shopping center, parece ser anacrônico se falar em contra-hegemonia burguesa. Afinal, o Apocalipse do "Fim da História", do "Fim das Ideologias", que vem sendo apregoado pelos "moderneiros", aponta para o desaparecimento da hegemonia, da contradição e das classes sociais, colocando, por sua vez, a relação entre capital e trabalho como uma coisa do passado. Mas é exatamente para andar na contramão desses "profetas" da eternalização do presente, para combater o seu conservadorismo, e para alertá-los quanto à historicidade do presente, (a história não se repete), que resolvemos, neste trabalho, retomar a discussão em torno da hegemonia, da contradição e da luta de classes que se desenvolvem no interior da estrutura escolar, parte orgânica da totalidade histórica da sociedade capitalista.


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

A organização escolar e a construção da contra-hegemonia burguesa

Gracialino Dias

Mestrando em Educação na Universidade Federal do Paraná

RESUMO

Num contexto de internacionalização das economias nacionais, em que o mercado parece exercer o papel de árbitro de todas as relações humanas, e em que o mundo parece estar sendo reduzido a um grande shopping center, parece ser anacrônico se falar em contra-hegemonia burguesa.

Afinal, o Apocalipse do "Fim da História", do "Fim das Ideologias", que vem sendo apregoado pelos "moderneiros", aponta para o desaparecimento da hegemonia, da contradição e das classes sociais, colocando, por sua vez, a relação entre capital e trabalho como uma coisa do passado. Mas é exatamente para andar na contramão desses "profetas" da eternalização do presente, para combater o seu conservadorismo, e para alertá-los quanto à historicidade do presente, (a história não se repete), que resolvemos, neste trabalho, retomar a discussão em torno da hegemonia, da contradição e da luta de classes que se desenvolvem no interior da estrutura escolar, parte orgânica da totalidade histórica da sociedade capitalista.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • GRAMSCI, Antônio. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
  • ______. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988a.
  • ______. Maquiavel, a política e o Estado moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988b.
  • Marx, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
  • ______; Engels, Friederich. Obras escolhidas. Rio de Janeiro: Vitória, 1963. (v. 3)
  • ______. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Morales, 1992.
  • PORTELLI, Hugnes. Gramsci e o bloco histórico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  • Saviani, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1991a.
  • ______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 1991b.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1997
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br