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O processo de produção de hipertextos em curso superior: alternativa didática para constituir-se como autor

The process of hypertext' production in superior courses: didactic alternative to be a writer

Resumos

Este artigo apresenta os resultados de uma alternativa didática, desenvolvida no âmbito da ação-investigação, em um curso de Pedagogia. O objetivo foi a produção de um hipertexto. A ação-investigação foi realizada durante três semestres - de 2002/2 até 2003/2, em turmas de sexto período do referido curso. O propósito do estudo foi superar, no decorrer do processo, os entraves na leitura e na escrita, para alcançar a meta da autoria. Foi avaliada como uma experiência bem-sucedida, se considerarmos os resultados obtidos na integração dos processos de ensinar-aprender-avaliar.

hipertexto; ensino; aprendizagem; avaliação; ensino superior


This article presents the results of a didactic alternative, developed in the scope of the action-research, in a course of Pedagogia that has the aim of producing a hypertext. The action-research was carried out during three semesters of 2002/2 up to 2003/2, in groups of the sixth period of the related course. The aim of the study was to surpass, in elapsing of the process, the difficulties of reading and writing, to reach the goal of the authorship. It was evaluated as a well-succeeded experience, if we consider the results gotten in the integration of the processes of teaching-learning-evaluating.

hypertext; teaching; learning; evaluation; university education


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

O processo de produção de hipertextos em curso superior: alternativa didática para constituir-se como autor

The process of hypertext' production in superior courses: didactic alternative to be a writer

Lina Cardoso Nunes

Doutora em Educação (UFRJ). Professora da Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro. E-mail: linanunes@ig.com.br

RESUMO

Este artigo apresenta os resultados de uma alternativa didática, desenvolvida no âmbito da ação-investigação, em um curso de Pedagogia. O objetivo foi a produção de um hipertexto. A ação-investigação foi realizada durante três semestres - de 2002/2 até 2003/2, em turmas de sexto período do referido curso. O propósito do estudo foi superar, no decorrer do processo, os entraves na leitura e na escrita, para alcançar a meta da autoria. Foi avaliada como uma experiência bem-sucedida, se considerarmos os resultados obtidos na integração dos processos de ensinar-aprender-avaliar.

Palavras-chave: hipertexto, ensino, aprendizagem, avaliação, ensino superior.

ABSTRACT

This article presents the results of a didactic alternative, developed in the scope of the action-research, in a course of Pedagogia that has the aim of producing a hypertext. The action-research was carried out during three semesters of 2002/2 up to 2003/2, in groups of the sixth period of the related course. The aim of the study was to surpass, in elapsing of the process, the difficulties of reading and writing, to reach the goal of the authorship. It was evaluated as a well-succeeded experience, if we consider the results gotten in the integration of the processes of teaching-learning-evaluating.

Key-words: hypertext, teaching, learning, evaluation, university education.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 15 nov. 2004

Texto aprovado em 12 jan. 2005

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2005

Histórico

  • Recebido
    15 Nov 2004
  • Aceito
    12 Jan 2005
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