Formação de professores: um esforço de síntese
Resumo
Este estudo analisa a produção acadêmica de dois grupos de trabalho:
Formação de Professores e Sociologia da Educação, a partir de estudos
apresentados nas Reuniões Anuais da Anped e no Seminário da Região
Sul (1998). Nosso objetivo consiste em investigar o interesse que os temas
formação de professores e profissionalização do corpo docente têm
despertado entre os sociólogos da educação, assim como a influência de
sociólogos estrangeiros na produção socioeducacional brasileira. Para
tanto, foram repertoriados minuciosamente todos os trabalhos e comunicações
apresentadas entre 1995 e 2000, classificando-os por tema central;
em seguida, procedemos à seleção de alguns trabalhos, que mereceram
uma análise mais aprofundada. Finalmente, elaboramos uma síntese
apoiada nas conclusões dos estudos selecionados, privilegiando três aspectos
básicos, a saber: um novo perfil de professor, a profissionalização
e a formação de professores, visando construir categorias de análise que
poderão orientar outras pesquisas em curso nessa área de conhecimento.
Formation of professors: a synthesis effort
Abstract
This study analyzes the academic production of two work groups:
Formation of Professors and Sociology of the Education, coming from
the studies presented in Anped (the Brazilian National Association on
Research and Graduate Studies in Education) Annual Meetings and the
Anped´s Seminary of the South Region (1998). Our objective consists on
investigating the interest that the subjects such as formation of professors
and professionalization of the faculty have awakened among the
sociologists of the education, as well as the influence of foreign sociologists
in the Brazilian socio-educational production. For in such a way, the works
and communications presented between 1995 and 2000 had been collected
all minutely and classified by their central subject; after that, we proceeded
the election from some works, that had deserved a more deepened analysis.
Finally, we have elaborated a synthesis supported in the conclusions of
the selected studies, privileging three basic aspects, to know: a new profile
of professor, the professionalization and the formation of professors, aiming
to construct some categories of analysis that will be able to guide more
research in course in this area of knowledge.