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O valor social da brancura no pensamento educacional da era Vargas

The social value of whiteness in Vargas era educational thought

Resumos

Este artigo sugere que o pensamento educacional que virou a base dos projectos de reforma durante a era Vargas foram fundamentadas no pensamento eugênico da época, que visava definir e curar a suposta degeneração de brasileiros pobres e de cor. Esse pensamento virou incentivo para a expansão escolar, ao mesmo tempo que dificultava a ascensão social do afrodescendente e das classes populares.

raça; educação; eugenia


This article argues that the strains of educational thought that became the basis for the educational reform projects of the Vargas era were founded upon eugenic theories of the period. These theories defined and proposed solutions to the supposed degeneracy of poor and nonwhite Brazilians. This strain of thought served as an incentive for the expansion of educational programs, at the same time as it made the social mobility of afrodescendants and members of the popular classes more difficult.

race; education; eugenics


DOSSIÊ: EDUCAÇÃO-SAÚDE: DIFERENTES OLHARES

O valor social da brancura no pensamento educacional da era Vargas

The social value of whiteness in Vargas era educational thought

Jerry Dávila

Doutor em história (Universidade de Brown). Professor de história na Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte - USA. E-mail: jdavila@uncc.edu

RESUMO

Este artigo sugere que o pensamento educacional que virou a base dos projectos de reforma durante a era Vargas foram fundamentadas no pensamento eugênico da época, que visava definir e curar a suposta degeneração de brasileiros pobres e de cor. Esse pensamento virou incentivo para a expansão escolar, ao mesmo tempo que dificultava a ascensão social do afrodescendente e das classes populares.

Palavras-chave: raça, educação, eugenia.

ABSTRACT

This article argues that the strains of educational thought that became the basis for the educational reform projects of the Vargas era were founded upon eugenic theories of the period. These theories defined and proposed solutions to the supposed degeneracy of poor and nonwhite Brazilians. This strain of thought served as an incentive for the expansion of educational programs, at the same time as it made the social mobility of afrodescendants and members of the popular classes more difficult.

Key-words: race, education, eugenics.

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Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 12 dez. 2004

Texto aprovado em 04 fev. 2005

1 SOBRAL PINTO, H. F. Uma injustiça a reparar. Diário Carioca, 12 mar. 1944, p. 11.

2 Id.

3 Carta de Sobral Pinto para o arcebispo Jayme Barros Câmara, 20 de março de 1944, arquivo Gustavo Capanema, CPDOC, 39.05.25 (0033).

4 SOUZA, D. de. "Colégios Estrangeiros," O Globo, reimpresso no Diário Carioca, 11 de março, 1944. Arquivo Gustavo Capanema, CPDOC, 39.05.25 (0033).

5 Carta de H. Sobral Pinto ao Dr. Jayme de Barros Câmara, arcebispo do Rio de Janeiro, 20 de março, 1944. Arquivo Gustavo Capanema, CPDOC, 39.05.25 (0033).

6 Uma discussão detalhada do relacionamento entre Gustavo Capanema e a Igreja Católica pode ser encontrado em Simon Schwartzman, et al., Tempos de Capanema. São Paulo: Edusp, 1984. Para outra fonte, ver José Silverio Baia Horta. O Hino, o sermão e a ordem do dia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995. O centenário de nascimento de Capanema em 2000 contempla a publicação de dois novos trabalhos: Angela de Castro Gomes, Capanema: o ministro e seu ministério. Rio de Janeiro: FGV, 2000, e Murilo Badaró, Gustavo Capanema: a revolução na cultura. São Paulo: Nova Fronteira, 2002.

7 Nota não datada de Gustavo Capanema. Arquivo Gustavo Capanema, CPDOC, 39.05.25 (0049).

8 Este conceito é empregado como cunhado por Charles Wagley: " 'Raça social' (i.e. a forma em que membros de uma sociedade classificam uns aos outros por características físicas) é porém uma de uma série de valores que dá a indivíduos posição e determina suas relações sociais." Race and class in rural Brazil. 2 ed. Paris: Unesco, 1962, p. 24.

9 HIGGINBOTHAM, E. B. African-American women's history and the metalanguage of race. Signs: Journal of Women in Culture and Society, v. 17, n. 2, p. 252. Winter, 1992.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2005

Histórico

  • Aceito
    04 Fev 2005
  • Recebido
    12 Dez 2004
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