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Estratégias de orientações psicoeducacionais para familiares de deficientes

Strategies of psyco-educational orientations for family members of handcaps

Resumos

O presente trabalho teve como objetivo propiciar o estabelecimento de uma proposta de intervenção psicoeducacional, em encontros sistemáticos, com os respectivos pais e/ou familiares de deficientes, na tentativa de se estabelecer um "espaço" de discussão sobre as problemáticas relacionadas ao processo educacional. Participaram desse projeto 30 familiares de alunos com deficiências, sendo 21 pais de alunos com deficiência auditiva e 9 pais de alunos com deficiência física, que freqüentavam atendimento pedagógico no Centro de Estudos da Educação e Saúde (Cees - Unesp/ Marília). Após a implementação do programa de orientações psicoeducacionais a familiares e, conseqüentemente, do acompanhamento das atividades realizadas, verificamos que a realização desse programa, além de orientar os familiares sobre os aspectos educacionais, favoreceu o esclarecimento de algumas questões concernentes ao desenvolvimento global de indivíduos com necessidades educacionais especiais; a população investigada confirmou a carência de programas de orientações psicoeducacionais em serviços públicos, manifestando dificuldade em ter acesso a profissionais e locais que oferecem esse tipo de suporte. Os resultados obtidos neste trabalho vêm reafirmar a importância de se implementar propostas de orientações com familiares, aliadas aos atendimentos com os indivíduos que apresentam necessidades educacionais especiais, como na literatura pesquisada. De acordo como proposto na abordagem sistêmica, entende-se que a intervenção psicoeducacional só será efetivada com sucesso quando deixar de focar apenas o indivíduo e se estender aos seus pares, principalmente àqueles que convivem diretamente com ele.

orientações psicopedagógicas; avaliação educacional; necessidades educacionais especiais


The current work had the aim to provide the establishment of a proposal of psyco-educational intervention, in systematic meetings, with the respective parents and/or family members of handcaps, attempting to establish a discussion "space" about the problems related to the educational process. Thirty family members of students with auditive disabilities took part in this project and nine parents of students with physical disabilities who attended the pedagogical service at the Center of Education and Health Studies (Cees - Unesp/ Marília). After the implementation of the program of psyco-educational orientation for family members and consequently, the follow up of the performed activities, we noticed that the achievement of this program besides orienting the family members about educational aspects, it favored the elucidation of some questions concerning the global development of individuals with special educational necessities; the studied population confirmed the lack of psyco-educational orientation programs in public service, showing difficulty in having access to professionals and locals who offer this kind of support. The obtained results in this work reaffirm the importance of implementing proposals of orientations with family members, together with the services with individuals who present special educational necessities, as in the researched literature. According to what was proposed in the systemic approach, it is understood that the psyco-educational intervention will only be effective successfully when it stops forcing the individual and extends itself to its pairs, mainly those who live directly with him.

psyco-educational orientations; psyco-educational intervention; parents of handcaps


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

Estratégias de orientações psicoeducacionais para familiares de deficientes* * O projeto contou com o apoio da Fundunesp-Proex, na compra de materiais de consumo, além de ter sido contemplado com um bolsista. 1 O período de execução do projeto compreendeu de agosto de 2002 a setembro de 2003. 2 Conforme indicado pela Resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde, que propõe a normalização para pesquisas realizadas com seres humanos.

Strategies of psyco-educational orientations for family members of handcaps

Lúcia Pereira LeiteI; Sandra Eli Sartoreto de Oliveira MartinsII; Simone Ghedini Costa MilanezIII

IDoutora em Educação/Departamento de Psicologia- FC- Unesp-Bauru

IIDoutoranda em Educação/Departamento de Educação Especial - FCC- Unesp- Marília

IIIDoutora em Genética Humana/Departamento de Educação Especial - FCC- Unesp- Marília

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo propiciar o estabelecimento de uma proposta de intervenção psicoeducacional, em encontros sistemáticos, com os respectivos pais e/ou familiares de deficientes, na tentativa de se estabelecer um "espaço" de discussão sobre as problemáticas relacionadas ao processo educacional. Participaram desse projeto 30 familiares de alunos com deficiências, sendo 21 pais de alunos com deficiência auditiva e 9 pais de alunos com deficiência física, que freqüentavam atendimento pedagógico no Centro de Estudos da Educação e Saúde (Cees - Unesp/ Marília). Após a implementação do programa de orientações psicoeducacionais a familiares e, conseqüentemente, do acompanhamento das atividades realizadas, verificamos que a realização desse programa, além de orientar os familiares sobre os aspectos educacionais, favoreceu o esclarecimento de algumas questões concernentes ao desenvolvimento global de indivíduos com necessidades educacionais especiais; a população investigada confirmou a carência de programas de orientações psicoeducacionais em serviços públicos, manifestando dificuldade em ter acesso a profissionais e locais que oferecem esse tipo de suporte. Os resultados obtidos neste trabalho vêm reafirmar a importância de se implementar propostas de orientações com familiares, aliadas aos atendimentos com os indivíduos que apresentam necessidades educacionais especiais, como na literatura pesquisada. De acordo como proposto na abordagem sistêmica, entende-se que a intervenção psicoeducacional só será efetivada com sucesso quando deixar de focar apenas o indivíduo e se estender aos seus pares, principalmente àqueles que convivem diretamente com ele.

Palavras-chave: orientações psicopedagógicas, avaliação educacional, necessidades educacionais especiais.

ABSTRACT

The current work had the aim to provide the establishment of a proposal of psyco-educational intervention, in systematic meetings, with the respective parents and/or family members of handcaps, attempting to establish a discussion "space" about the problems related to the educational process. Thirty family members of students with auditive disabilities took part in this project and nine parents of students with physical disabilities who attended the pedagogical service at the Center of Education and Health Studies (Cees - Unesp/ Marília). After the implementation of the program of psyco-educational orientation for family members and consequently, the follow up of the performed activities, we noticed that the achievement of this program besides orienting the family members about educational aspects, it favored the elucidation of some questions concerning the global development of individuals with special educational necessities; the studied population confirmed the lack of psyco-educational orientation programs in public service, showing difficulty in having access to professionals and locals who offer this kind of support. The obtained results in this work reaffirm the importance of implementing proposals of orientations with family members, together with the services with individuals who present special educational necessities, as in the researched literature. According to what was proposed in the systemic approach, it is understood that the psyco-educational intervention will only be effective successfully when it stops forcing the individual and extends itself to its pairs, mainly those who live directly with him.

Key-words: psyco-educational orientations, psyco-educational intervention, parents of handcaps.

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Texto recebido em 13 maio 2004

Texto aprovado em 14 de set. 2004

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  • *
    O projeto contou com o apoio da Fundunesp-Proex, na compra de materiais de consumo, além de ter sido contemplado com um bolsista.
    1 O período de execução do projeto compreendeu de agosto de 2002 a setembro de 2003.
    2 Conforme indicado pela Resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde, que propõe a normalização para pesquisas realizadas com seres humanos.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 2004

    Histórico

    • Aceito
      14 Set 2004
    • Recebido
      13 Maio 2004
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