Música e escola: um diálogo com a diversidade
Resumo
Este artigo aborda aspectos relacionados ao papel da Educação Musical
na escola de hoje e à formação de professores, agentes na mudança das
práticas escolares. Reconhecendo as subjetividades presentes nas salas de
aula, caberá ao professor a mobilização de diferentes formas de trabalhar,
estruturando ações que condizem com a realidade de cada aluno. Pretende
promover uma reflexão sobre o entendimento do processo da arte e
mais especificamente do fenômeno musical frente à indústria cultural, além
de sua inserção nas instituições escolares. O referencial adotado contempla
uma visão antropológica da Educação e inspira-se em idéias de ADORNO,
FABIANO, MENEGALE, ZABALZA, PERRENOUD, entre outros, para refletir sobre
a massificação da cultura e o papel da escola, questionando sua posição
como produtora de consumidores, ou como instância estimuladora de
sensibilidades, formadora de sujeitos criativos, capazes de fruição estética.
Music and school: a dialogue with diversity
Abstract
This article approaches aspects related to the role of Musical Education in
schools nowadays and to teachers training, changing agents of school
practice. Recognizing the subjectivities present at classrooms, it will be
up to the teacher the mobilization of different working forms, structuring
actions, which correspond to each student reality. It intends a reflection about the understanding of art process, and more specifically about the
musical phenomenon before the cultural industry, and its insertion in school
institutions. The referential adopted contemplates an anthropologic view
of Education, takes inspiration from the ideas of ADORNO, FABIANO, MENEGALE,
ZABALZA, PERRENOUD, among others, to reflect about the massification of
the culture and the school role, questioning its position as producers of
consumers, or as stimulating instance of sensitivity, formers of creative
individuals, capable of esthetics usufruct ion.