Open Journal Systems

Docentes para uma educação de qualidade: uma questão de desenvolvimento profissional

Maria Izabel de Almeida

Resumo



Preocupados com o futuro das instituições públicas de educação e com a
situação de seus professores, discutimos neste texto como as transformações
sociais colocam a importância de se redefinir o sentido da escola e
assegurar-lhe as condições para o desenvolvimento de uma educação com
qualidade social. O argumento central dessa reflexão sustenta que é preciso
investirem políticas para a melhoria da formação dos professores e das
condições em que exercem sua profissão. Para nós, esses dois aspectos
estão extremamente articulados, com repercussões diretas na qualidade
da educação, e devem ser entendidos como dimensões do desenvolvimento profissional docente, já que os professores são sujeitos com papel
essencial para se viabilizar mudanças no universo da escola. Portanto,
argumentamos na direção de que é preciso colocar o professor e o seu
trabalho no centro das atenções. Outro foco deste artigo está voltado para
qualificar a idéia de qualidade e discutir os elementos necessários para
viabilizá-la.

Teachers for an education with quality

Abstract


Concerned with the future of public educational institutions and the
situation of their teachers, we discuss in this text the necessity to redefine
the meaning of the school, and to guarantee the development of a social
education facing the social changes. The main argument in this reflection
lays in the need to offer a better formation for teachers and better conditions
of work. We consider these two aspects as fully intertwined and directly
reflected in the quality of the education, so that they must be understood
as dimensions of the teachers professional development, being the teachers
subjects with an essential role in any possible change inside the school.
Therefore, we believe that it is important to spotlight the teachers and
their work. This article also intends to qualify the idea of quality and discuss
the necessary elements to make it possible.


Palavras-chave


formação de professores; desenvolvimento profissional; política educacional; mudanças na escola; teachers’ formation; professional development; education politics; changes in the school.

Texto completo:

PDF DOI