Acessibilidade / Reportar erro

A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade

The learning process in the school and the formation of teachers in the perspective of the historic-cultural psycology and the activity theory

Resumos

Este trabalho avalia possibilidades teóricas de renovação das práticas de formação inicial e continuada de professores com base na concepção histórico-cultural da aprendizagem escolar, compreendendo o trabalho de professor efetivamente como atividade teórica e prática. Após constatação das demandas formativas postas ao desenvolvimento teórico da didática em face das exigências educacionais contemporâneas, são apontados elementos teóricos da concepção histórico-cultural e suas vertentes, com destaque à atividade de aprendizagem escolar. No final, são apresentadas as possibilidades de aplicação dessa teoria à formação de professores, numa tentativa de buscar um paradigma teoricamente mais ampliado de orientação das práticas de formação profissional de professores.

Teoria histórico-cultural da atividade; ensino desenvolvimental; formação de professores; pensamento de V. Davydov


This work appraises theoretical possibilities of renovation in the practices of formation of teachers. Acknowledging the importance of reflexivity and refusing the idea of the professional practice as a merely technical activity, the work of the teacher is understood as a practical and theoretical activity, according to a historic e social conception and the theory of the activity. Initially, there is a brief exposition on the current debate about the contemporary educational demands. After that, theoretical elements of the historic-cultural conception and its variations are presented, pointing out the learning activity. Finally, the possible applications of this theory in the formation of teachers is considered as an alternative to the current formation models. The author expects this work to be evaluated as a first approach to the theme, within the limits of his intellectual experience, in the search for a theoretically wider paradigm to guide the practice of formation of teachers.

Historic cultural theory of activity; developmental teaching; formation of teachers; V. Dadidov's thinking


DOSSIÊ: AS DIMENSÕES DA FUNÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE: QUESTÕES INVESTIGATIVAS, CONCEITUAIS E POLÍTICAS

A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade

The learning process in the school and the formation of teachers in the perspective of the historic-cultural psycology and the activity theory

José Carlos Libâneo

Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. E-mail: jclibaneo@uol.com.br

RESUMO

Este trabalho avalia possibilidades teóricas de renovação das práticas de formação inicial e continuada de professores com base na concepção histórico-cultural da aprendizagem escolar, compreendendo o trabalho de professor efetivamente como atividade teórica e prática. Após constatação das demandas formativas postas ao desenvolvimento teórico da didática em face das exigências educacionais contemporâneas, são apontados elementos teóricos da concepção histórico-cultural e suas vertentes, com destaque à atividade de aprendizagem escolar. No final, são apresentadas as possibilidades de aplicação dessa teoria à formação de professores, numa tentativa de buscar um paradigma teoricamente mais ampliado de orientação das práticas de formação profissional de professores.

Palavras-chave: Teoria histórico-cultural da atividade, ensino desenvolvimental, formação de professores, pensamento de V. Davydov.

ABSTRACT

This work appraises theoretical possibilities of renovation in the practices of formation of teachers. Acknowledging the importance of reflexivity and refusing the idea of the professional practice as a merely technical activity, the work of the teacher is understood as a practical and theoretical activity, according to a historic e social conception and the theory of the activity. Initially, there is a brief exposition on the current debate about the contemporary educational demands. After that, theoretical elements of the historic-cultural conception and its variations are presented, pointing out the learning activity. Finally, the possible applications of this theory in the formation of teachers is considered as an alternative to the current formation models. The author expects this work to be evaluated as a first approach to the theme, within the limits of his intellectual experience, in the search for a theoretically wider paradigm to guide the practice of formation of teachers.

Key-words: Historic cultural theory of activity, developmental teaching, formation of teachers, V. Dadidov's thinking.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 13 mar. 2004

Texto aprovado em 22 set. 2004

1 Os estudos teóricos de autores dessa região da Europa têm trazido substantivas contribuições à teoria da atividade, realçando temas como atividade situada em contextos, a participação como condição de compreensão na prática (como aprendizagem), identidade, papel das práticas institucionalizadas nos motivos dos alunos, a diversidade cultural etc. Para um levantamento recente dessas tendências, veja-se: CHAIKLIN. S. HEDEGAARD, M. e JENSEN, U.J. Activity theory and social practice: cultural-historical Approaches, Aarthus (Dinamarca): Aarthus Universitty Press, 1999, que traz textos preparados para o Primeiro Congresso da Sociedade Internacional sobre Teoria da Atividade e Pesquisa Cultural (ISCRAT). O nome dessa Sociedade mudou, recentemente, para International Society for Cultural and Activity Research (ISCAR). Na Universidade de Helsinki, Finlândia, funciona o Centro para Teoria de Atividade e Pesquisa de Trabalho Desenvolvimental, fundado em 1994, que realiza pesquisa sobre trabalho, tecnologia e organizações que estão passando por transformações, dirigido atualmente por Yrjo Engestrõm.

2 O Grupo de Estudos sobre Teoria da Atividade, da Faculdade de Educação da USP, coordenado pelo Prof. Manoel Oriosvaldo de Moura, realiza encontros de estudos e debates sobre pesquisas de professores e alunos nessa linha. Registre-se, também, que a teoria da atividade, na versão de LEONTIEV (1983) e seguidores, tem sido largamente utilizada em Cuba por professores dedicados à metodologia do ensino superior, que inclusive a tem difundido em países latinoamericanos em cursos de Pós-Graduação realizados por convênio com instituições universitárias, inclusive brasileiras. Outros estudos no Brasil têm destacado as idéias de VYGOTSKY e seus seguidores para uma proposta de ensino, por exemplo, SAVIANI (1994), MOURA (2002), GASPARIN (2002), DUARTE (2003), SFORNI (2003).

3 A expressão "atividade reprodutiva", presente nos trabalhos de LEONTIEV e DAVYDOV, não deve ser interpretada como imitação, repetição, memorização como na linguagem usual. A atividade, no sentido marxista, nunca seria uma reprodução mecânica de ações. Conforme registra CHAIKLIN (2003): "Em suas ações únicas ou singulares, a pessoa reproduz a atividade que organiza suas ações. LEONTIEV e DAVYDOV utilizam esta expressão para enfatizar que não se trata da criação de uma atividade 'nova', mas de uma 'versão' nova (...) Penso que 'reprodução' deve ser interpretada aqui para significar que a pessoa recria as práticas humanas historicamente desenvolvidas. Por exemplo, quando alguém aprende aritmética há, até certo ponto, uma reprodução de práticas historicamente desenvolvidas, mesmo que haja pequenas variações em como um indivíduo percebe a prática objetiva". Poder-se-ia dizer, como LEONTIEV, que os indivíduos realizam uma atividade prática ou cognoscitiva ou cognitiva adequada à atividade humana precedente encarnada neles.

4 A estrutura geral da atividade é tratada por LEONTIEV em seu livro Actividad, Conciencia y Personalidade, p. 82-100.

5 Referindo-se a esses três elementos da atividade estabelecidos por GALPERIN, DAVYDOV destaca o papel da execução, já que ela é propriamente a atividade que assegura atingir o objetivo e satisfazer uma necessidade. Mas destaca também o papel do controle, por estar associado à atenção e, portanto, à vontade. "A atenção (...) é um mecanismo de controle que funciona no processo de conscientização do plano para que se possa atingir um objetivo, e está relacionada com a vontade". (DAVYDOV, 1999). A nosso ver, o que está sendo posto nessa interpretação é o papel sumamente relevante da orientação da atividade e dos motivos de ação.

6 A maior parte das citações de DAVYDOV, a seguir, são extraídas de sua obra Problems of Developmental Teaching, publicada em três números da Revista Soviet Education (Davydov, 1988 a, 1988b, 1988c), todas elas traduzidas pelo autor deste artigo. Os textos publicados nessa revista não correspondem à obra completa publicada originalmente em russo. Todavia, a tradução do inglês foi cotejada com a tradução espanhola da obra original cujo título é La ensenãnza escolar y el desarollo psíquico (1988). Registre-se, também, que todas as citações extraídas de obras publicadas em espanhol foram traduzidas pelo autor.

7 A relação entre os indivíduos e o ambiente e a influência mútua que daí decorre não é de forma alguma nova nas teorias da aprendizagem. O que cabe ressaltar é que na linha cognitivista as estruturas cognitivas dos indivíduos implicam ações no ambiente e vice-versa, mas dão pouca importância aos aspectos sociais e culturais. No campo da fenomenologia e da etnometodologia, os contextos se constituem como situações sociais, espaços de experiência interativa ou campos de discurso. "Isto faz com que os contextos pareçam algo que pode ser criado à vontade por duas ou mais pessoas que interagem, prescindindo das práticas materiais e das estruturas socioeconômicas enraizadas numa cultura", ou seja, são contextos interpessoais, mas tomados como entidades lingüísticas, simbólicas, empíricas (LAVE, 2001).

8 Ensinar a pensar, aprender a pensar, são expressões utilizadas aqui no sentido que pode ser captado na teoria histórico-cultural de VYGOTSKY e na obra de DAVYDOV, de que a escola é lugar de mediação cultural de significados. A escolarização significa a apropriação de significados sociais com sentido pessoal e, para que isso ocorra, é preciso aprender a pensar, é preciso propiciar mediações cognitivas. A aprendizagem do pensar inclui o aprender a aprender, cujo pleno sentido é saber buscar informação, desenvolver autonomia de pensamento, desenvolver recursos próprios para uma educação continuada.

  • ABDALLA, M. F. B. Formação e desenvolvimento profissional do professor: o aprender a profissão (um estudo em escola pública). São Paulo, 2000.Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da USP.
  • BARBERO, J. M. Jovenes: comunicación y identidad, 2003. Disponível em: <http://www.campus-oei.org/pensariberoamerica/ric00a03.htm>
  • BELLONI, M. L. (Org.). A formação na sociedade do espetáculo São Paulo: Loyola, 2002.
  • BRUNER, J. A cultura da educação Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
  • CANÁRIO, R. A escola: o lugar onde os professores aprendem. In: CONGRESSO NACIONAL DE SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO, 1., 1997, Lisboa. Digitado.
  • CHAIKLIN, S. Developmental Teaching in upper-secondary scholl 2003a; Disponível em: <http://www.maro.newmail.ru/>
  • ______. Correspondência pessoal, 2003b.
  • CHAIKLIN, S.; LAVE, J. (Comps.). Estudiar las prácticas - perspectivas sobre actividad y contexto. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 2001.
  • COLE, M. Desarrollo cognitivo y educación formal: comprobaciones a partir de la investigación transcultural. In: MOLL, L. C. Vygotsky y la educación. Buenos Aires: Aique, 1993.
  • DANIELS, H. Vygotsky e a pedagogia São Paulo: Loyola, 2003.
  • ______. (Org.). Uma introdução a Vygotsky São Paulo: Loyola, 2002.
  • DAVYDOV, V. Analisis de los princípios didacticos de la escuela tradicional y possibles princípios de enseñanza en el futuro proximo. In: SHUARE, M. La Psicologia evolutiva y pedagogia en la URSS. Antologia. Moscu: Editorial Progreso, 1987.
  • ______. Problems of developmental teaching - the experience of theoretical and experimental psychological research. Parte I - Cap. 1-The basic concept of contemporary psychology. Cap. 2-Problems of children's mental development. Revista Soviet Education, New York, Aug. 1988a.
  • ______.Problems of development teaching - The experience of theorical and experimental psychological resarch.Parte II - Cap. 5 -Learning activity in the younger school age period. Cap. 6 - The mental development of younger school children in the process of learning activity. Revista Soviet Education, New York, Sep. 1988b.
  • ______. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico Prefácio. Moscu: Editorial Progreso, 1988.
  • ______. A new approach to the interpretation of activity structure and Content. In: HEDEGARD, Mariane; JENSEN, Uffe Jull. Activity theory and social practice: cultural-historical approaches. Aarhus (Dinamarca): Aarthus University Press, 1999.
  • ______. El aporte de A. N. Leontiev al desarrollo de la psicología. In: GOLDER, Mário. Angustia por la utopia Buenos Aires: Ateneo Vygotskyano de la Argentina, 2002.
  • ______. Radzikhovskii, L. A. Vygotsky theory and the activity-oriented approach in Psychology. In: WERTSCH, J. (Org.). Culture, communication and cognition: Vygotskyan perspectives. New York: Cambridge University Press, 1988.
  • DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade de ilusões: quatro ensaios crítico-dialéticos em Filosofia da Educação. Campinas: Autores Associados, 2003.
  • ENGESTRÕM, Y. Non scholae sed vitae discimus: como superar a encapsulação da aprendizagem escolar. In: DANIELS, Harry (Org.). Uma introdução a Vygotsky São Paulo: Loyola, 2002.
  • FELDMAN, D. Ajudar a ensinar - relações entre didática e ensino Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
  • FORQUIN, J. C. O currículo entre o relativismo e o universalismo. Educação e Sociedade, Campinas, ano 21, n. 73, dez. 2000.
  • GASPARIN, J. L. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica Campinas: Autores Associados, 2002.
  • GOLDER, M. Angustia por la utopia Buenos Aires: Ateneo Vygotskyano de la Argentina, 2002.
  • HARGREAVES, A. O ensino como profissão paradoxal. Pátio, Porto Alegre, ano 4, n. 16, fev./abr. 2001.
  • HEDEGAARD, M. A zona de desenvolvimento proximal como base para o ensino. In: DANIELS, Harry. (Org.). Uma introdução a Vygotsky São Paulo: Loyola, 2002.
  • ______. Institutional practices, cultural positions, and personal motives: imigrant turkish parent's conceptions about children's school life. In: HEDEGARD, Mariane; JENSEN, Uffe Jull. Activity theory and social practice: cultural-historical approaches. Aarhus (Dinamarca): Aarthus University Press, 1999.
  • KOZULIN, Alex. O conceito de atividade na psicologia soviética: Vygotsky, seus discípulos, seus críticos. In: DANIELS, Harry. (Org.). Uma introdução a Vygotsky São Paulo: Loyola, 2002.
  • LAVE, Jean. La práctica del aprendizaje. In: CHAIKLIN, Seth; LAVE, Jean (Comps.) Estudiar las prácticas - perspectivas sobre actividad y contexto. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 2001.
  • ______; WENGER, Etienne. Prática, pessoa, mundo social. In: DANIELS, Harry (Org.). Uma introdução a Vygotsky São Paulo: Loyola, 2002.
  • LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia, personalidad La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1983.
  • ______. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKYI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1992.
  • LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil - gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
  • LIPMAN, M. Natasha - Diálogos Vygotskyanos Porto Alegre: Artmed, 1997.
  • MOLL, L. C. Introducción. In: ______. Vygotsky y la educación. Buenos Aires: Aique, 1993.
  • MOURA, M. O. O educador matemático na coletividade de formação. In: TIBALLI et al. (Orgs.). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: XI Endipe/DP&A, 2003.
  • ______. A atividade de ensino como ação formadora. In: CASTRO, Amélia D. de; CARVALHO, Ana Maria P. (Orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
  • MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro São Paulo: Cortez/ Unesco, 2000.
  • PÉREZ GÓMEZ, A. I. La cultura escolar en la sociedad neoliberal Madrid: Morata, 1999.
  • ______. Ensino para a compreensão. In: SACRISTÁN, G.; PÉREZ GÓMES, A. I. Compreender e transformar o ensino Porto Alegre: Artmed, 1998.
  • PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil - gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
  • PORTO, T. M. E. (Org.). Redes em construção: meios de comunicação e práticas educativas. Araraquara: JM, 2003.
  • REY, F. G. El lugar de las emociones en la constitución social de lo psíquico: el aporte de Vygotsky. Educação e Sociedade, ano 21, n. 70, abr. 2000.
  • SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática - problemas da unidade-conteúdo método no processo pedagógico. Campinas: Autores Associados, 1994.
  • SFORNI, M. S. de Faria. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. São Paulo, 2003. Tese (Doutorado) - Feusp.
  • VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente São Paulo: Martins Fontes, 1984.
  • WERTSCH, J. V.; TULVISTE, Peeter. L. S. Vygotsky e a psicologia evolutiva contemporânea. In: DANIELS, H. (Org.). Uma introdução a Vygotsky São Paulo: Loyola, 2002.
  • WERTSCH, J. V. La voz de la racionalidad em um enfoque sociocultural de la mente. In: MOLL, L. C. Vygotsky y la educación. Buenos Aires: Aique, 1993.
  • ZINCHENKO, V. P. A psicologia histórico-social e a teoria psicológica da atividade: retrospectos e prospectos. In: WERTSCH, James V.; DEL RÍO, P.; ALVAREZ, Amélia. (Orgs.). Estudos socioculturais da mente Porto Alegre: Artmed, 1998.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2004

Histórico

  • Recebido
    13 Mar 2004
  • Aceito
    22 Set 2004
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br