Acessibilidade / Reportar erro

Gestão municipal da educação, organização do sistema nacional e regime de colaboração: algumas questões

Municipal education management, organization of the national system and collaboration regime: some questions

Resumos

Apesar da ambigüidade adquirida pelo termo "público", partimos do pressuposto de que a educação é tarefa social sob responsabilidade do Estado. O federalismo brasileiro reparte o atendimento à educação nas diversas instâncias federativas. A ausência da efetivação do regime de cooperação e colaboração, apesar da existência de preceitos legais que a exigiriam, acentuou a fragmentação das políticas educacionais e a não constituição de um sistema nacional de educação. A municipalização do ensino fundamental tem sido instrumento de descentralização e tem reforçado a atomização das ações pedagógicas. Por outro lado, férteis experiências no âmbito da gestão municipal têm apresentado alternativas democráticas, particularmente no que se refere à gestão educacional.

política educacional; sistemas de educação; regime de colaboração


In spite of the acquired ambiguity of the term "public", we broke of the presupposition that the education is social task under responsibility of the State. The Brazilian federalism distributes the service to the education in the several federal instances. The absence of execution of the cooperation regime and collaboration, in spite of the existence of legal precepts that were necessary, accentuated the fragmentation of the education politics and the non-constitution of a national system of education. The "municipalização" (kind of decentralization to the counties based on municipal management) of the fundamental teaching has been an instrument to reinforce the atomization of the pedagogic actions. On the other hand, fertile experiences in the extent of the municipal administration have presented democratic alternatives, particularly in which is referred to the education administration.

education politics; education systems; regime of collaboration


DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E DEBATES ENTRE O GLOBAL E O LOCAL

Gestão municipal da educação, organização do sistema nacional e regime de colaboração: algumas questões

Municipal education management, organization of the national system and collaboration regime: some questions

Tais Moura Tavares

Professora do Departamento de Planejamento e Administração Escolar, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná

RESUMO

Apesar da ambigüidade adquirida pelo termo "público", partimos do pressuposto de que a educação é tarefa social sob responsabilidade do Estado. O federalismo brasileiro reparte o atendimento à educação nas diversas instâncias federativas. A ausência da efetivação do regime de cooperação e colaboração, apesar da existência de preceitos legais que a exigiriam, acentuou a fragmentação das políticas educacionais e a não constituição de um sistema nacional de educação. A municipalização do ensino fundamental tem sido instrumento de descentralização e tem reforçado a atomização das ações pedagógicas. Por outro lado, férteis experiências no âmbito da gestão municipal têm apresentado alternativas democráticas, particularmente no que se refere à gestão educacional.

Palavras-chave: política educacional, sistemas de educação, regime de colaboração.

ABSTRACT

In spite of the acquired ambiguity of the term "public", we broke of the presupposition that the education is social task under responsibility of the State. The Brazilian federalism distributes the service to the education in the several federal instances. The absence of execution of the cooperation regime and collaboration, in spite of the existence of legal precepts that were necessary, accentuated the fragmentation of the education politics and the non-constitution of a national system of education. The "municipalização" (kind of decentralization to the counties based on municipal management) of the fundamental teaching has been an instrument to reinforce the atomization of the pedagogic actions. On the other hand, fertile experiences in the extent of the municipal administration have presented democratic alternatives, particularly in which is referred to the education administration.

Key-words: education politics, education systems, regime of collaboration.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ARELARO, L. R. G. A descentralização na Lei 5692/71: coerência ou contradição. São Paulo, 1980. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação - USP.
  • ______. A municipalização do ensino e o poder local. Ande, São Paulo, n. 14, p. 22-26, 1989. [c/autor: é revista mesmo?]
  • BRUNO, L. Poder e administração no capitalismo contemporâneo. In: OLIVEIRA, D. A. Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
  • OLIVEIRA, D. A. Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
  • PAVAN, R. A municipalização do ensino fundamental: o caso de Santos e Jundiaí. São Paulo, 1998. Dissertação (Mestrado) - PUC/SP.
  • PONTUAL, P. C. O processo educativo no orçamento participativo: aprendizados dos atores da sociedade civil e do Estado. São Paulo, 2000. Tese (Doutorado) - PUC/SP.
  • ROMANELLI, O. História da Educação no Brasil (1930-1973) .Petrópolis: Vozes, 1978.
  • ROSAR, M. F. F. Globalização e descentralização: o processo de desconstrução do sistema educacional brasileiro pela via da municipalização. Campinas, 1995. Tese (Doutorado) - Unicamp.
  • VIEIRA, S. L. Política educacional em tempos de Transição (1985-1995) Brasília: Plano, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2003
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br